sábado, 23 de novembro de 2019

CCXP 2019 TEM TODOS OS INGRESSOS ESGOTADOS


A menos de um mês para a edição 2019 da Comic Con Experience, a organização do evento divulgou um dado confirmando mais uma vez um novo recorde de visitantes da convenção que reunirá fãs da cultura pop/nerd em São Paulo, capital, no início do mês de dezembro, ao anunciar que todos os ingressos postos à venda estão esgotados! Foram postos 280 mil ingressos para venda, desde o mês de abril desde ano, onde já se viu surpresa nas vendas, com o esgotamento em pouquíssimos dias, dos ingressos de 4 dias para o evento, algo que nunca havia acontecido com tanta rapidez desde que foi realizada a primeira edição da CCXP em 2014. Outra surpresa foi também ter se esgotado o mais caro de todos os ingressos, o Full Experience, praticamente tão rápido quanto o permanente de 4 dias. A venda dos ingressos teve início no dia 9 de abril, e no dia 13, estes dois tipos de ingressos já haviam se esgotado completamente.
Foram disponibilizados 5 tipos de ingressos para venda: os unitários (válidos para apenas 1 dia específico), a permanente de 4 dias, o Epic, o Full Experience, e o Unlock. Os preços variavam desde R$ 90 (o individual, ao preço de meia entrada para o primeiro dia do evento, quinta-feira, 5 de dezembro; até o Full Experience, vendido ao preço de R$ 8.000,00. Como vinha sendo feito desde o primeiro evento, os ingressos eram vendidos por lotes, de acordo com os meses de antecedência de venda do evento. Quem comprasse antes o ingresso garantia um preço mais em conta, uma vez que eles sofriam reajuste mês a mês, ficando mais caros conforme a proximidade do evento.
Muitos fãs ficaram surpresos com o esgotamento dos ingressos já em abril, e ainda mais com a direção da CCXP garantindo que os ingressos que haviam se esgotado não teriam novos lotes de reforço, como se costumava imaginar. Desse modo, muitos fãs chegaram até mesmo a desistir de tentar ir ao evento deste ano, diante da impossibilidade de se adquirir os ingressos que desejavam. Os ingressos unitários foram praticamente os últimos a se esgotarem, mas seu preço era mais caro proporcionalmente ao permanente de 4 dias, de modo que para muitos, não daria para aproveitar o evento comparecendo apenas um ou dois dias. Nada, contudo, que vá preocupar a organização do evento, que tem muitos motivos para comemorar a venda total dos ingressos quase um mês antes da realização da convenção, marcada para os dias 5 a 8 de dezembro agora, e no mesmo local de sempre: o São Paulo Expo Exhibition Center, ao lada da Rodovia dos Imigrantes, no bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo.
                Em 2018, a CCXP teve um público recorde de 262 mil visitantes, o que a colocou como a maior “comic con” do mundo, superando a mais famosa, a de San Diego, e até mesmo a de Nova Iorque, que vinha apresentando público até maior do que a da Califórnia. Nada mal para um evento que, em 2014, causou furor logo em sua primeira edição, atraindo um público de cerca de 97 mil visitantes, depois de vários meses de expectativas por parte dos fãs se era realmente possível realizar um evento de tais proporções no Brasil. Não apenas foi possível, como a CCXP só veio crescendo ano após ano, e isso apesar da crise econômica que abala a economia nacional desde 2016, e que só agora dá sinais de estar sendo superada, e mesmo assim, apenas timidamente. Neste contexto, chegar a vender todos os 280 mil ingressos é uma grande vitória, e um novo recorde de público visitante no evento, que terá muitas atrações para os fãs presentes que poderão estar na convenção.
                Entre estas atrações, já foi divulgada a presença de Gal Gadot, a atriz que fez a heroína Mulher-Maravilha nos recentes filmes da DC Comics, além da presença de Patty Jenkins, diretora do primeiro, e também do segundo filme da guerreira amazona. Mas a Warner Bros. fará também um painel dedicado à produção “Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa” na CCXP 2019, no dia 5 de dezembro, contando com a presença da diretora Cathy Yan e das atrizes Margot Robbie, Ella Jay Basco, Mary Elizabeth Winstead, Jurnee Smollet-Bell e Rosie Perez.
                Outra atração presente no evento será Julien Bolbach, supervisor de efeitos visuais que trabalhou ao lado de Jon Favreau no novo filme do O Rei Leão, e que apresentará todo o trabalho por trás do fotorrealismo do remake da Disney em um painel no evento. Outro supervisor de efeitos visuais que estará presente será Pav Grochola. Pela produção de “Homem-Aranha: No Aranhaverso”, onde compartilhará segredos da produção vencedora do Oscar em outro painel.
                Greg Street, que é vice-presidente de Propriedades Intelectuais e Entretenimento da Riot Games, é outro profissional que estará na CCXP19 para um painel especial. Quem é fã da série Game Of Thrones não poderá perder a presença do ator Iain Glen, que faz o personagem Sor Jorah Mormont na produção, em sessões de fotos e autógrafos e outras atividades junto aos público presente. Outra atriz que também estará presente será Lesley-Ann Brandt, atriz conhecida pela sua participação em Lucifer, Spartacus, The Librarians, entre outros trabalhos, também participando de painéis e sessões de fotos e autógrafos.
                Para os fãs de animação, teremos a presença de Owen Dennis, que vai falar sobre o desenvolvimento e processo criativo da sua própria série de animação, Trem Infinito, cheia de aventuras sobrenaturais, onde a protagonista Tulip, uma jovem programadora, fica presa dentro de um trem misterioso e cheio de desafios perigosos, onde nada é o que parece.
                Também teremos a presença do diretor de Playmobil – O Filme, Lino DiSalvo, profissional com 17 anos de trabalhos como animador, escritor e diretor, tendo no currículo os filme Enrolados e Bolt, além de ter sido chefe de animação de Frozen: Uma Aventura Congelante, vencedor do prêmio de Melhor Animação na cerimônia do Oscar de 2014.
                Os fãs da franquia Power Rangers terão como atração no evento a presença de David Yost, que interpretou Billy, o Ranger Azul nas primeiras temporadas da série. Já quem curtiu Onde Upon a Time terá a chance de ver a atriz Lana Parrilla, que interpretou a a Rainha Má na produção, para sessões de fotos e autógrafos e outras atividades.
                Já a Netflix, mantendo sua tradição de ter um dos maiores estandes da CCXP, e de sempre trazer artistas de suas produções, levará para a CCXP19 Pedro Alonso (Berlim), Alba Flores (Nairóbi), Darko Peric (Helsinque), Rodrigo de la Serna (Palermo) e Esther Acebo (Mónica/Estocolmo) para falar de “La Casa de Papel”, além de Michael Bay e Ryan Reynolds para falar de “Esquadrão 6” em vários painéis no evento.
                Já quem curte filme de terror, teremos a presença de Takashi Shimizu, diretor conhecido como o criador de O Grito, estará presente em todos os dias do evento, participando de painéis, sessões de fotos e autógrafos e encontros com os fãs. E os organizadores ainda prometem anúncios de outros convidados até o final deste mês, o que deve deixar muitos fãs em expectativa para ver quem estará presente no grande evento.
                Com lotação máxima, e muitas atrações, entre elas o já tradicional concurso de cosplay, e os inúmeros artistas que estarão presentes no Artist’s Alley, além da presença de muitos estandes de empresas ligadas ao universo pop/nerd, a CCXP, em sua edição 2019, manterá com louvor o seu principal mote: será novamente um evento épico! E quem duvida, não perde por esperar para comprovar na prática tudo o que a grande convenção oferece.
                E já estamos em contagem regressiva para o evento. O mês de dezembro se aproxima cada vez mais...


IDW LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL DE PIN-UPS DA MARVEL


Comemorando os 80 anos da “Casa das Idéias”, a IDW Publishing está lançando neste mês de novembro uma edição especial dedicada apenas a pin-ups de vários personagens icônicos da Marvel Comics, para deleite dos fãs.
MARVEL MASTERWORKS PIN-UPS é um álbum com cerca de 120 páginas, com capa dura, no formato 23,6 x 31 cm, com preço de cerca de US$ 35, com previsão de chegada às livrarias e comic shops dos Estados Unidos na segunda quinzena deste mês de novembro. Pin-ups era um recurso usado em muitas revistas de quadrinhos antigamente, onde uma imagem com um personagem específico ocupava uma página inteira, ou até mesmo duas. E esta edição especial da IDW resgata para a atual geração de fãs e leitores várias destas artes que fizeram parte de várias publicações antigas da editora, do início do Universo Marvel, até o início dos anos 1980.
São artes de grandes nomes dos quadrinhos que ajudaram a fazer a fama da editora, como Jack Kirby, Steve Ditko, Don Heck, Jim Steranko, John Byrne, John Romita, Gene Colan, entre vários outros, ilustrando personagens como o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico, Thor, Homem de Ferro, Demolidor, Doutor Estranho, Capitão América, Vingadores, etc. E até mesmo alguns vilões ganharam pin-ups, como o Duende Verde e o Lagarto. Além das belas imagens finais, a edição também traz até alguns esboços de artes originais, como do Poderoso Thor, em pose clássica desenhado por ninguém menos do que Jack “The King” Kirby. Todas as artes são claras, em tons brilhantes, e perfeitamente executadas, podendo até parecer simplistas para os dias de hoje, mas que atraem justamente por essa simplicidade, em uma época onde as histórias conseguiam entreter e divertir os leitores sem precisar de tramas tão complexas e intrincadas como as produzidas atualmente.
A arte da capa é de Steve Ditko para o Homem-Aranha, e a edição ainda traz um texto de apresentação de Stan Lee, falecido no ano passado, e o grande arquiteto construtor do Universo Marvel, ao lado dos notáveis artistas que assinam várias das artes compiladas nesta edição.


sábado, 9 de novembro de 2019

600ª EDIÇÃO REGULAR DE TEX TRAZ DE BRINDE PRIMEIRA APARIÇÃO DO PERSONAGEM NO BRASIL


Depois que a revista Mônica comemorou o lançamento de sua edição 600 este mês, outro título de quadrinhos publicado regularmente no Brasil também atingiu a impressionante marca de 600 números publicados por aqui. Trata-se de Tex, a mais famosa e longeva série de faroeste do mundo. A revista do intrépido Ranger iniciou sua publicação regular em nosso país em 1971, e de lá para cá, nunca mais parou, reafirmando em terras tupiniquins o mesmo sucesso alcançado em outros países do mundo onde foi publicado.
A Mythos Editora é a atual casa do personagem no Brasil, e a nova edição centenária, por motivos óbvios da comemoração das 600 edições lançadas, vem integralmente colorida, brindando os leitores com a história “O Ouro dos Pawness”, em suas tradicionais 116 páginas, ao preço de R$ 15,90, em formato 13,5 x 17,5 cm, com lombada quadrada. A história é escrita por Mauro Boselli, com desenhos de Fabio Civitelli. Na sinopse da aventura, muitos anos atrás, nas Grandes Pastagens atravessadas por ferozes hordas de Sioux, quatro garotos vagabundos a caminho de casa corriam para uma princesa Pawnee em estava perigo… A partir daquele momento, o destino de Tex e dos peles-vermelhas se uniu inexplicavelmente na pessoa de Tesah e no segredo do tesouro sagrado da Tribo Pawnee. Muitos anos depois, o Ranger, também conhecido como Águia da Noite entre o povo indígena, recebe uma mensagem de pedido de ajuda de um velho amigo e vai para o resgate juntamente com Kit Carson, seu filho Kit e, claro, Jack Tigre!
O título mensal do personagem, criado em 1948 na Itália por Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini, estreou nas bancas nacionais em fevereiro de 1971, publicado pela Editora Vecchi, tornando-se desde logo um grande sucesso entre os leitores, que passaram a acompanhar as aventuras de Tex Willer, seu filho Kit, e seus inseparáveis amigos Kit Carson e Jack Tigre, na época do velho oeste americano. O título foi publicado até a edição 164, em agosto de 1983, quando foi cancelado, devido à falência da Vecchi. A ausência das bancas, contudo, durou apenas um mês: em outubro daquele ano, a RGE – Rio Gráfica e Editora, assumiu a publicação do título, dando sequência à numeração iniciada pela Vecchi, com a edição Nº 165, de modo que os “pards” (os fãs de Tex) puderam continuar acompanhando as aventuras do herói e seus companheiros.
Com o logo da RGE, a revista durou mais 42 edições, até dezembro de 1986, mas desta vez, nada a temer pela continuidade da publicação da revista. A RGE apenas mudaria de nome, para Editora Globo, e Tex seguiria firme nas publicações da editora sob o novo logo, iniciado em janeiro de 1987, e durando até dezembro de 1998, quando o título chegou ao seu fim na editora da Família Marinho, alcançando a edição 350. Na época, a Globo resolveu desistir de boa parte dos seus títulos de quadrinhos publicados, de modo que o cancelamento de Tex não se deveu por motivos de baixas vendas. A Globo simplesmente mudou seu planejamento editorial, ficando apenas com as revistas da Turma da Mônica. Nesta fase, então, o título regular de Tex contou com 144 edições.
Mas novamente os malfeitores do velho oeste não puderam comemorar: em janeiro de 1999, Tex Willer & Cia. iniciariam sua passagem nas bancas brasileiras agora pela Mythos Editora, onde permanecem até hoje, para felicidade dos pards e amantes dos quadrinhos. E uma marca que reforça o sucesso editorial do ranger no Brasil é que há tempos ele tem mais de um título publicado regularmente nas bancas. Ainda nos tempos da saudosa Vecchi, a editora começou a republicar as edições antigas do herói, proporcionando a leitores mais novos conseguirem as antigas aventuras de Tex. Essa prática foi mantida na RGE, e depois na Globo, e até os tempos atuais, na Mythos, primeiro com o título “Tex – 2ª Edição”, e atualmente, “Tex Coleção”. Isso sem mencionar as várias edições especiais que Tex teve ao longo dos anos, ganhando até uma série de edições de luxo na Mythos, e mais recentemente, uma coleção de Graphics publicada pela Salvat Editora, nos mesmos moldes das coleções de Graphic Novels publicadas com os heróis da Marvel Comics. Definitivamente, Tex fincou raízes bem duradouras em nosso país, sendo até hoje um caso raro de sucesso no mercado nacional de quadrinhos, mesmo nos tempos difíceis da economia que nosso país vivenciou.
                E a edição 600 do herói traz um brinde para lá de especial: Uma reprodução fac-simile da revista Júnior Nº 28, publicada em fevereiro de 1951, que foi a primeira aparição de Tex no mercado brasileiro de quadrinhos, praticamente duas décadas antes do ranger ganhar o seu título atual que conhecemos. A revista Junior era uma publicação semanal da Rio Gráfica e Editora, e trazia aventuras de vários personagens. Era uma publicação simples, no formato 16 cm de largura por 7 cm de altura, com 36 páginas, que publicava tiras de quadrinhos. E na citada edição 28, a revista trazia em sua capa a estréia de um novo personagem, com o título “As Aventuras de Texas Kid”, e a primeira história do cowboy italiano a ser vista pelos leitores nacionais de quadrinhos, cujo título era “O Totem Misterioso”. Trata-se de uma reimpressão muito bem-vinda, não apenas por marcar a estréia do ranger em terras brasilis, mas também por resgatar um pequeno pedaço de um publicação que, apesar de simples, até para os padrões da época, fez a alegria de muitos leitores, que puderam apreciar diversas aventuras em suas páginas.
                E Tex, mostrando sua força, praticamente tomaria conta da Junior, marcando presença ininterrupta em suas páginas dali em diante, interrompida apenas na edição 263, de julho de 1957, quando teve sua última tira publicada no título. A partir da edição 264, a revista passou a ter outra direção editorial, trazendo ainda histórias de faroeste, mas de outros personagens. Texas Kid, como ficou conhecido na época, só voltaria muitos anos depois, já na publicação de seu título mensal de estréia, pela Vecchi, e agora com seu nome original, Tex. Uma saga que nunca mais ficaria longe das bancas brasileiras, como confirma a edição comemorativa de seus 600 números lançados desde então.
                Em mundo atual onde o mercado editorial está atulhado de títulos de super-heróis de um lado, e do outro, os quadrinhos japoneses, os chamados mangás, a trajetória de sucesso Tex Willer no mercado nacional é digna de elogios, mantendo uma vendagem que, se não é a mesma dos velhos tempos, ainda faz inveja a muitas outras revistas atualmente em publicação. O personagem, um ranger do Texas, vive suas aventuras na penúltima década do Século XIX. Conhecido como Águia da Noite, ele também é chefe da tribo dos Navajos, intermediando os assuntos oficiais entre os peles-vermelhas e as autoridades locais. Como oficial da lei, já viveu as mais variadas aventuras, até em locais distantes do Texas, muitas vezes cumprindo variadas missões confiadas a ele pelas autoridades do governo dos Estados Unidos, devido às suas aptidões e bravura, sempre junto de seus companheiros Carson, Kit, e Tigre.
                Cativando leitores desde que foi criado, há 71 anos na Itália, e nos últimos 48 anos no Brasil com seu título regular em bancas, Tex chega com muitos méritos a este número incrível de longevidade. E tudo indica que seu fôlego para novas aventuras tão cedo não irá se esgotar. Portanto, vida longa a Tex, o Águia da Noite, e mais destemido ranger dos quadrinhos! Que venham outras 600 edições, com muitas aventuras para desfrute não apenas dos pards, mas dos amantes dos quadrinhos...