segunda-feira, 9 de setembro de 2019

EXPOSIÇÃO COMEMORA OS 80 ANOS DO BATMAN


Um dos mais famosos heróis dos quadrinhos está completando nada menos do que 80 anos de vida. Desde sua primeira aparição, na edição 27 da revista Detective Comics, o Batman, criação de Bob Kane, tornou-se um dos mais icônicos personagens da arte sequencial, tornando-se um fenômeno não apenas editorial, mas mercadológico, arrebatando fãs no mundo inteiro, e até hoje, manté uma fama ímpar, que o tornam um dos pilares centrais do universo de heróis da editora estadunidense DC Comics, tendo estrelado séries de TV, filmes, videogames, e todo tipo de produto derivado.
E tal comemoração não poderia passar batida. E, para os fãs brasileiros do Cavaleiro das Trevas, desde o início deste mês, em 5 de setembro estreou uma amostra sobre o universo do homem-morcego, para fã nenhum do personagem, ou dos quadrinhos, botar defeito. A exposição, intitulada BATMAN 80 – A EXPOSIÇÃO, está sendo realizada no Memorial da América Latina, no bairrro da Barra Funda, em São Paulo, capital, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, bem ao lado do Terminal Rodoviário da Barra Funda, que possui também acesso através da rede do Metrô, e dos trens da CPTM. A exposição está sendo feita no no Espaço Multiuso (com acesso pelos portões 8, 9 e 13), de terça a domingo.
Durante a semana, de terça a sexta, o horário de visitação é das 12 Hrs. às 21 Hrs. Nestes dias, o preço do ingresso é de R$ 35,00 (inteira) e R$ 17,50 (meia-entrada, para crianças de 4 até 12 anos com documentos, estudantes, idosos, professores e portadores de necessidades especiais conforme legislação vigente). Aos sábados, domingos e feriados, o horário de visitação é das 10 Hrs. às 21 Hrs., e nestes dias, o valor da entrada é de R$ 45,00 (inteira) e R$ 22,50 (meia-entrada). Crianças de até 4 anos tem entrada gratuita.
A exposição conta até com site oficial, no endereço www.batman80expo.com.br, onde é possível comprar os ingressos com hora marcada para visitação. Os ingressos também já estão disponíveis para compra na na bilheteria do Memorial da América Latina. Grupos de oito visitantes ou mais ganham 10% de desconto no valor dos ingressos. A exposição é livre para todo o público, que conta com várias facilidades no local, como fraldário, local para amamentação, e acesso total para cadeirantes.
A exposição conta com o aval oficial da Warner e DC, fazendo parte de uma lista de eventos que estão sendo realizados em todo o mundo para comemorar as oito décadas de aventuras do defensor noturno de Gotham City. A organização da exposição tem participação de Ivan Freitas da Costa (colecionador e sócio-fundador da CCXP), da Chiaroscuro Studios (agência de representação de quadrinistas), Caselúdico (empresa que atua na criação e execução de exposições imersivas) e Spoladore Eventos (que atua na produção de grandes eventos, como a CCXP, entre outros).
Os visitantes da exposição terão a oportunidade de apreciar e ver diversos itens e objetos da história do Homem-Morcego, alguns bem raros, além de um vasto acervo de gibis do herói das mais variadas épocas. Tudo com vários textos explicando a trajetória do Cavaleiro das Trevas, desde suas primeiras aventuras nos gibis publicados pela então National Comics, às últimas produções dos blockbusters do cinema mundial. Parte dos itens que estão sendo expostos pertencem a Marcio Escoteiro, profissional considerado o maior colecionador de Batman do Brasil, e um dos maiores do mundo inteiro.
Os visitantes da amostra terão a oportunidade de conferir os objetos nos mais variados ambientes do universo do Homem Morcego. Poderá começar conhecendo a Mansão Wayne, lar do famoso empresário e socialite Bruce Wayne, a identidade secreta por trás do capuz do cruzado embuçado. Poderá conhecer as instalações do famoso Asilo Arkham, onde os maiores criminosos de Gotham são encarcerados (com cortesia do Batman), além de ver o apartamento de Selina Kyle, a Mulher-Gato, e até mesmo se enveredar pelo esconderijo do maior maníaco da cidade, e inimigo fidagal do Batman, o insano Coringa. E, como não poderia deixar de ser, poder conhecer o famoso quartel-general de luta contra o crime do personagem, a Batcaverna, onde o herói conta com diversos equipamentos para auxiliá-lo em suas investigações.
Completando a exposição, os visitantes terão à disposição uma loja oficial do Batman, onde encontrarão os mais variados produtos do herói para venda, sendo que alguns foram criados especialmente para venda nesta exposição, além de uma lanchonete que oferecerá pratos tematizados, inspirados no universo do Cavaleiro das Trevas, na hora de matar a fome. Um detalhe interessante é que a loja e lanchonete estarão disponíveis mesmo para quem não for visitar a exposição, tendo acesso livre.
Uma grande oportunidade para quem é fã, e mesmo para quem não curte quadrinhos, conhecer um pouco do personagem e sua rica história no contexto da cultura pop mundial. A exposição fica aberta até o dia 15 de dezembro deste ano, de modo que todos que desejarem visitar a amostra terão tempo suficiente para planejarem uma visita com calma, e mergulharem no ambiente soturno do Cavaleiro das Trevas, e verem porque ele é um dos mais famosos e complexos heróis já criados no mundo dos quadrinhos mundiais.


COLEÇÃO DE GRAPHICS DE CONAN SERÁ LANÇADA PELA PANINI


Agora vai! Depois de praticamente um ano e meio de atraso, a famosa série de graphics A ESPADA SELVAGEM DE CONAN – A COLEÇÃO, prometida pela Salvat Editora ainda no final de 2017, chegará finalmente ao público leitor, com as primeiras edições já sendo distribuídas para as bancas dentro do esquema programado. A diferença é que a coleção, que vinha sendo adiada, já era dada como cancelada pelos fãs, diante dos cancelamentos promovidos pela editora no primeiro semestre deste ano, em que pese a Salvat ter voltado atrás e confirmado a manutenção da série Tex Gold, agora será lançada pela Panini Comics, e não pela própria Salvat.
Tanto que a coleção já foi anunciada pela Panini, e com plano de assinatura para os leitores que desejarem garantir seus exemplares. A assinatura pode ser feita no endereço eletrônico https://assinepanini.com.br/conan, onde estarão as duas opções disponíveis oferecidas: mensal, ou da coleção completa, sendo que esta oferecerá aos compradores 10% de desconto sobre o preço total da coleção, mais frete grátis, com opção de pagamento parcelado, em até 12 vezes, sem juros. Para a assinatura mensal, composta dos dois volumes que serão lançados no período, o leitor terá também o frete grátis, mas pagando o valor integral dos exemplares do mês. O valor para quem quiser adquirir toda a coleção ficará em R$ 3.314,25. Já a assinatura mensal ficará no valor de R$ 39,80 para as edições 1 e 2, e de R$ 79,80, para os meses seguintes.
Permanecem praticamente todos os detalhes divulgados de quando a Salvat lançaria a coleção. Os volumes serão no tamanho 21 x 27,5 cm, o chamado formato “magazine”, com direito a capa dura em todas as edições, e papel off-set de excelente gramatura no miolo, trazendo as histórias da melhor fase do guerreiro cimeriano, lançadas principalmente pela Marvel Comics nos anos 1970, 1980 e 1990, com as aventuras de Conan sendo apresentadas da mesma forma como o foram em seu primeiro lançamento, com a arte em preto e branco. A primeira edição terá preço promocional de R$ 9,90, e a segunda edição, R$ 29,90, e a partir do terceiro número, o preço ficará em R$ 39,90, por tempo indeterminado. Serão ao todo 75 volumes, lançados quinzenalmente nas bancas. Se não houverem percalços pelo caminho, toda a coleção será lançada em três anos, se não houver nenhuma expansão no projeto editorial, como ocorreu com as coleções de graphics que forma publicadas pela Salvat antes dos seus cancelamentos.
Para quem não lembra, no segundo semestre de 2017, a Salvat lançou a fase de testes da coleção de Graphics de Conan, procedimento padrão para avaliação da viabilidade de suas novas publicações, com os 4 primeiros números. E, em dezembro daquele ano, durante a Comic Com Experience, a editora já anunciava que a coleção seria lançada oficialmente no mês de março de 2018, oferecendo durante o evento a possibilidade de se fazer a assinatura de toda a coleção com um desconto promocional no estande da Salvat na CCXP. Havia sido criada também uma página para se efetuar a assinatura no site na editora. Com uma grande legião de fãs de Conan no Brasil, impossível não ficar empolgado com tal anúncio. Até porque seria publicado um material de qualidade, que fez a fama do guerreiro bárbaro nos quadrinhos decolar de vez.
A mais famosa fase de Conan teve início em 1974, quando a Marvel lançou a revista Savage Sword Of Conan, nome no qual esta nova coleção está sendo lançada. Conan já vinha sendo publicado há algum tempo na casa das idéias, quando a editora havia obtido a licença para produzir histórias em quadrinhos do personagem, que na nova revista, devido ao seu formato “magazine”, lhe permitia escapar da vigilância do autoritário “Comic’s Code”, dando aos autores muito mais liberdade para trabalhar nas aventuras do guerreiro bárbaro, que vivia em uma era onde a justiça costumava ser tão brutal quanto as perversidades cometidas, fugindo do lugar-comum dos quadrinhos de heróis lançados pelas editoras, que costumavam ser ”certinhos”. Contando inicialmente com os talentos de gente tarimbada como Roy Thomas e Barry Windsor-Smith, entre outros nomes que fizeram fama escrevendo aventuras do guerreiro bárbaro, o novo título de Conan tornou-se um sucesso estrondoso de vendas, sendo publicado ininterruptamente de agosto de 1974 até julho de 1995, quando o título foi encerrado com 235 edições publicadas.
No Brasil, Conan teve seu primeiro título-solo pela Minami & Cunha Editora, em 1972, passando depois por uma edição não-oficial lançada pela editora Graúna, ganhando em 1976 revista mensal pela Bloch Editora, na época a principal editora da Marvel no Brasil. O personagem passaria a ser lançado pela Editora Abril nos anos 1980, que em 1984, dez anos depois do lançamento do principal título de aventuras do cimeriano nos EUA, lançaria a versão nacional, com o título “A Espada Selvagem de Conan”, no mesmo tamanho e formato da edição norte-americana. Como não poderia deixar de ser, o excelente material cativou os leitores de quadrinhos, sendo que a revista teve, em seus momentos áureos, vendas superiores a 200 mil exemplares por edição. A revista só deixaria de ser publicada aqui em 2001, com um total de 205 números lançados. O sucesso era tanto, que a Abril lançou até uma reedição das primeiras edições, entre 1990 e 1994, totalizando 54 números.
No início da década passada a Marvel deixou de publicar histórias do personagem, e Conan acabou indo para a Dark Horse Comics, que passou a produzir novas histórias do personagem, até que, recentemente, a Marvel readquiriu os direitos, passando a produzir novas histórias do cimeriano a partir do início deste ano, em dois novos títulos regulares, cujo material acabou de ser lançado nas bancas nacionais pela Panini Comics, atual editora Marvel no Brasil. Mas, e a coleção de Graphics de Conan, prometida pela Salvat?
O mês de março, no ano passado, chegou, e nada da coleção aparecer nas bancas. O que deveria ser um momento de comemoração dos leitores, novos e/ou antigos de Conan, virou preocupação. Afinal, a coleção era esperada por muitos fãs, não apenas de Conan, mas dos quadrinhos. Nada como poder ver e/ou rever as grandes aventuras que já tinham sido produzidas há muito, muito tempo, uma vez que este material estava ausente das bancas há muito tempo em nosso país, sendo que várias aventuras nunca foram republicadas, o que tornava a nova coleção prometida pela Salvat uma oportunidade imperdível para muitos, não apenas oferecendo aos fãs edições com acabamento gráfico muito mais elaborado, como servindo de excelente chamativo para convidar muitos leitores da atual geração de quadrinhos que nunca viram as aventuras de Conan, embora tenham ouvido falar do personagem. E com muita coisa interessante para ser vista, com cada volume prometendo trazer vários textos explicativos sobre a história, equipe criativa, além de galeria das capas originais de publicação, situando os leitores a respeito das aventuras trazidas no volume, como já acontecia nas demais coleções publicadas pela Salvat.
Questionada sobre o lançamento prometido que não ocorrera, a Salvat não deu maiores detalhes, apenas alegando que o lançamento havia sido postergado. No segundo semestre, próximo ao mês de outubro, quando surgiram boatos de que enfim ocorreria o lançamento tão esperado, a editora mais uma vez comunicou de forma singela que a coleção não mais poderia ser lançada em 2018. E nada mais foi dito. Nem mesmo na CCXP 2018 tivemos maiores novidades a respeito, depois de um ano onde o mercado nacional de quadrinhos sofreu o baque da falência do Grupo Abril, que editava os quadrinhos Disney no Brasil havia 68 anos, e cujas consequências foram sentidas por muitas outras editoras, entre elas a Salvat, que teve suas publicações suspensas por quase todo o segundo semestre do ano passado, paralisação decorrente da falência da Abril, uma vez que a distribuição das coleções em banca era feita pela Total Express, uma das empresas do grupo, atualmente em recuperação judicial. Em dezembro, com a retomada dos lançamentos dos números das coleções que publicava, tudo indicava que as operações da Salvat estavam retomando a normalidade, e os fãs aguardavam ansiosos por uma possível data de lançamento em 2019 da coleção de Conan.
Mas, não apenas a coleção de Conan não foi lançada, como prometido, como a Salvat anunciou o cancelamento das séries de Graphics que estava lançando. Os motivos alegados foram a crise econômica, e as dificuldades que surgiram com a falência do Grupo Abril, cuja distribuição era feita por uma de suas empresas, que provocaram dificuldades que a editora não teria conseguido sanar. E nada de Conan sair, muito pelo contrário. Se as coleções que estavam sendo lançadas foram canceladas, como lançar uma que ainda nem tinha chegado oficialmente às bancas? Todos que haviam feito assinatura para receber os exemplares da coleção tiveram o dinheiro devolvido, o que só reforçava a certeza de que a coleção do bárbaro já não veria mais a cor do dia.
Outro problema passava a ser a mudança dos direitos de publicação de quadrinhos do personagem, que neste meio-tempo, deixou a Dark Horse, e retornou à Marvel, que anunciou que só poderia começar os novos lançamentos de títulos com Conan a partir deste ano. Esta mudança de propriedade dos direitos de publicação também teria sido uma causa indireta do não lançamento da coleção por aqui, uma vez que a Mythos Editora vinha publicando os materiais de Conan nos últimos anos, e a Panini anunciou, ainda no ano passado, que estava adquirindo os direitos de publicação dos quadrinhos do personagem em nosso país.
Felizmente, tudo indica que os problemas foram superados, e agora os leitores e fãs poderão finalmente ter a tão esperada coleção em mãos. Mas, ao contrário do que muitos esperavam, apesar do lançamento ser uma operação conjunta da Panini com a Salvat, o selo será da Panini, e não da Salvat, ainda que o projeto editorial da série de Graphics ainda seja o da Salvat. Não é uma novidade o procedimento, afinal, a Salvat nos últimos anos vinha lançando várias coleções de graphics com os heróis da Marvel Comics, cujos direitos pertenciam à Panini Comics no Brasil, de modo que a Panini e a Salvat já atuavam juntas nestas operações, mesmo que o selo editorial fosse da Salvat. O fato de o selo editorial agora ser da Panini é um mero detalhe que não fará diferença para os leitores, que terão enfim a oportunidade de apreciar este material clássico de Conan. Uma espera que felizmente chegou ao fim, depois de praticamente dois anos, desde o início do lançamento das edições da fase de testes pela Salvat. E que venham as aventuras de Conan, por Crom!

sábado, 31 de agosto de 2019

CCXP 2019 TERÁ A PRESENÇA DE NEAL ADAMS


Marcada para os dias 5 a 8 de dezembro deste ano, a Comic Com Experience – CCXP, vai aos poucos divulgando suas atrações para o evento deste ano. E, uma vez que as credenciais de acesso à convenção estarão trazendo todas elas artes envolvendo o Batman, que está comemorando 80 anos de sua criação, a organização do evento confirmou neste mês de agosto a presença de um dos autores mais importantes na longa trajetória do personagem criado por Bob Kane em suas oito décadas de existência: Neal Adams.
Será a primeira visita do artista ao Brasil, onde estará presente nos quatro dias da convenção, em atividades que ainda serão programadas e divulgadas, como participação em painéis, bate-papo com fãs, e presença no Beco dos Artistas, onde deverá ser o nome mais disputado de toda a CCXP. Adams iniciou sua carreira nos quadrinhos em fins dos anos 1950, tendo obtido trabalho desenhando histórias em quadrinhos de Bat Masterson e Ben Casey. Aos poucos, ele começou a fazer um ou outro trabalho para a DC e a Marvel, onde chegou a ilustrar algumas edições do primeiro título mensal dos X-Men, antes da revista ser cancelada.
Nos anos 1970, Neal produziria seu primeiro impacto na DC Comics, ao unir o Arqueiro Verde e o Lanterna Verde em uma série de histórias tendo de enfrentar diversos problemas sociais da América, com as dificuldades inerentes a este tipo de problema, que não podia ser resolvido tão facilmente como eles estavam acostumados a fazer. Dali para pegar trabalho desenhando o Batman, foi praticamente um pulo, e mais uma vez, Adams mostrou sua capacidade, recuperando a fama e o prestígio do Homem-Morcego, que andava muito em baixa, consequência do clima de humor escrachado da série de TV produzida na década anterior, que fez tanto sucesso com a fórmula aplicada, que levou a DC a levar o mesmo estilo para as aventuras em quadrinhos do cruzado embuçado.
E Adams promoveu o retorno do Batman às suas raízes, trazendo o personagem de volta a tramas complexas, ao estilo sombrio e noturno de antigamente, e com confrontos bem mais violentos com os bandidos. Com sua arte exuberante, ele deixou o Cavaleiro das trevas muito mais imponente e atlético, com um estilo mais dramático e realista. Além disso, ele também foi co-criador, junto com Denny O’Neil, do personagem Ra’s Al Ghul, que viria a ser um dos mais emblemáticos e difíceis oponentes do herói noturno de Gotham City, que passaria a marcar presença em muitos momentos na vida do Batman dali em diante, aparecendo inclusive nas séries animadas e até nos filmes para cinema.
O artista também se envolveu ativamente na política, e lutou para dar aos artistas no meio maiores direitos sobre seus trabalhos, incentivando a política das editoras devolverem as artes originais a eles, após o seu uso, permitindo-os revenderem-nas para colecionadores, de modo a terem alguma renda extra. Batalhou também pelo reconhecimento de Joe Shuster e Jerry Siegel como criadores do Super-Homem, depois de ver as condições em que a dupla vivia, enquanto a DC ganhava muito dinheiro com o personagem.
Nos anos 1980, Adams afastou-se das grandes editoras, fundando a sua própria empresa, a Continuity Comics, passando a produzir materiais variados, entre eles, alguns ainda ligados ao gênero dos super-heróis. Recentemente, Neal Adams retornou ao Batman, depois de décadas, ilustrando a minissérie Batman VS Ra’s Al Ghul, em seis partes, que integra a história Odisseia Batman.
Com o anúncio da vinda de Adams, a CCXP deste ano será particularmente importante para os fãs do Homem-Morcego, pois além da comemoração dos 80 anos do Cavaleiro das Trevas, que terá uma programação especial dentro do evento dedicada a este assunto, outro nome de peso ligado ao Batman estará de volta à convenção brasileira: Frank Miller, o criador da minissérie “Cavaleiro das Trevas”, que revolucionou a história e a abordagem do herói, além de atualizar e modernizar sua origem na edição Batman: Ano Um. Miller já esteve presente nas edições de 2015 e 2016, onde participou de várias atividades nas duas oportunidades, não apenas pelo seu trabalho com o herói da DC, mas também por diversos outros trabalhos em seu currículo, com os heróis Demolidor e Wolverine, além dos trabalhos em Sin City, e 300. Portanto, não é exagero dizer que os dois artistas mais importantes destes 80 anos de existência do Batman estarão presentes na CCXP 2019, motivo por si só de grande alegria para todos os fãs não apenas do personagem, mas também dos quadrinhos.
Os fãs apenas precisam tomar alguns cuidados. Neal Adams não tem uma boa fama no que tange ao trato com as pessoas, e mesmo sendo um dos principais convidados da convenção, é preciso estar preparado para o caso do artista, que já deixou muita gente decepcionada no seu trato pessoal com fãs e leitores, não estar muito receptivo, e apresentar um humor instável. Fora o fato de que a fila para se obter um autógrafo dele exigirá muita paciência, pois pode ser quilométrica, a exemplo do que aconteceu com John Romita Jr. na edição de 2018 da CCXP, quando o desenhista, responsável por várias sagas de personagens como Demolidor e Homem-Aranha, esteve sempre com uma grande fila de fãs para serem atendidos, tendo até de limitar o número de edições que poderia autografar de cada fã. Portanto, melhor não se surpreederem até se Adams cobrar pelos autógrafos nas revistas que pedirem para ele assinar. Mesmo assim, é uma oportunidade única, que não pode ser desperdiçada. Tanto para os fãs do Batman, quanto para os fãs dos quadrinhos em geral.
Agora, é esperar (im)pacientemente até dezembro, quando a CCXP será realizada, no local de sempre, no pavilhão do São Paulo Exhibition Center, no bairro do Jabaquara, na zona sul da capital paulista. Um evento que, mais uma vez, promete ser épico, a exemplo de suas edições anteriores. E não há porque duvidar disso...