sexta-feira, 31 de julho de 2015

MANGÁ DE NARUTO GANHA REPUBLICAÇÃO PELA PANINI



                Rei morto, rei posto, diz o velho ditado. Pois nem bem a série de Naruto, um dos mangás de maior sucesso da atualidade no mundo inteiro, terminou em junho, com o lançamento brasileiro do 72° e último volume , e a Panini, editora responsável pela publicação da série no Brasil, já iniciou a republicação integral da obra, não deixando o fenômeno de vendas esfriar, e garantindo que a série continue firme nas bancas nacionais, onde espera manter o excelente índice de vendas, conquistando agora novos leitores.
                O anúncio já havia sido feito pela editora no mês de maio, onde divulgou que a republicação da série teria o nome de NARUTO GOLD, para mostrar que não se tratava apenas de uma mera republicação, com a nova coleção tendo um tratamento gráfico mais elaborado, como o uso de papel de melhor qualidade no miolo, a exemplo do que a editora já faz na republicação de Berserk, além de alguns mimos para os leitores. O preço de cada edição, por isso mesmo, seria um pouco mais elevado, de R$ 16,90, com periodicidade mensal, e distribuição, setorizada. O lançamento seria feito no mês de julho, durante o segundo fim de semana do evento Animefriends, realizado em São Paulo, capital.
                Os planos da editora, entretanto, sofreram um pequeno atraso, inviabilizando o relançamento do mangá no evento, o que deixou vários fãs desapontados. Em comunicado oficial, a Panini informou que apesar do esforço para disponibilizar o mangá a tempo para o Animefriends, depois da demora enfrentada pela editora na aprovação do material com o licenciante, eles foram surpreendidos com problemas detectados por seu departamento de Controle de Qualidade, o que acarretou o atraso da impressão do material que seria enviado tanto para o evento naquele final de semana, como para as bancas e comic shops, o que ocorreria a partir da semana seguinte. A Panini pediu desculpas aos fãs, pedindo sua compreensão, e informando que o brinde que seria dado aos compradores do mangá no Animefriends agora será disponibilizado para os fãs que fizeram assinatura da nova série, que com o motivo do atraso sanado, deverá chegar às bancas, comic shops e outras lojas agora na primeira semana de agosto, para alegria dos fãs que não tinham conseguido iniciar sua coleção da primeira série do mangá.
                Situada em um mundo fictício onde os ninjas são comuns, com "nações" que desenvolvem as artes do ninjutsu e prestam serviços dos mais variados a quem os contrata, conhecemos o jovem Naruto Uzumaki, um jovem aspirante a ninja da Vila da Folha (Konoha, no original em japonês), que está sempre criando confusão e aprontando artes. Com muito custo, ele consegue sua graduação para genin, o rank de ninja novato, e com seus companheiros de aventuras, inicia o seu sonho de se tornar Hokage, o líder máximo de sua vila, a fim de ganhar enfim o respeito de todos os que o cercam, uma vez que desde criança sempre foi desprezado pelos adultos da vila. Ocorre que isso era devido ao fato de ele carregar dentro de si uma besta-fera, a Raposa de Nove Caudas, um monstro poderoso que no passado quase devastou o mundo, sendo necessário o sacrifício de vários ninjas para selar a fera dentro do corpo de um bebê recém-nascido, que acabou sendo Naruto.
                Ao longo de sua jornada, Naruto faz vários amigos, e também inúmeros inimigos, sempre evoluindo e lutando pelo seu objetivo de se tornar o maior ninja de todos. O mangá, criado por Masashi Kishimoto, começou a ser publicado na revista Shonen Jump, no Japão, em março do ano 2000, tornando-se um sucesso em pouco tempo. Como não poderia deixar de ser, ganhou sua versão em anime, produzida pelo Estúdio Pierrot, que estreou em outubro de 2002 na TV japonesa. A primeira série de Naruto teve 220 episódios, e logo em seguida, foi lançada a série Naruto Shippuden, com a continuação da história, agora com Naruto já na adolescência. Esta série continua em produção, contando com mais de 400 episódios, e até o presente momento, mesmo com o fim das aventuras do mangá, ainda não teve seu fim anunciado. A série também ganhou alguns especiais de vídeo, e vários longa-metragens para cinema.
                No Brasil, a Panini iniciou a publicação do mangá em 2007, concluída em junho com o lançamento da última edição. A nova republicação, intitulada Naruto Gold, na verdade é a 3ª edição do mangá no Brasil: em 2010, a editora lançou Naruto Pocket, a primeira republicação do mangá, em um formato menor do que o da primeira edição, com preço mais acessível. Esta coleção encontra-se atualmente com 63 números lançados, devendo ser concluída no início de 2016. E com o lançamento da nova edição, a Panini garante Naruto nas bancas nacionais pelos próximos 6 anos, o que fará com que a série do intrépido ninja da Vila da Folha seja publicada de forma ininterrupta em nosso país por nada menos do que 15 anos, um feito nada desprezível, que confirma a força da série no Brasil, apesar dos percalços que a versão animada enfrentou por aqui.
                A série animada de Naruto chegou ao Brasil na década passada, tendo sido exibida pelo canal pago Cartoon Network e pela TVS/SBT em canal aberto. Aos trancos e barrancos, a série, que veio cheia de cortes na versão americana, pelo menos teve seus 220 episódios e o primeiro filme para cinema lançados aqui, com vários boxes de DVDs tendo sido lançados pela Playarte. Depois disso, a série sumiu do mapa das emissoras nacionais, e só recentemente a segunda produção de TV, Shippuden, começou a ser exibida por aqui. Dos filmes para cinema, apenas o primeiro e o último filme de Naruto acabaram vindo para o Brasil: o primeiro foi lançado em vídeo pela Playarte, enquanto a última produção, intitulada "The Last Naruto", que serve para concluir a série de TV, que ainda segue firme em frente.
                Mas Naruto está longe de ver seu fim. Enquanto no Japão o mangá já foi encerrado, o seu autor, Masashi Kishimoto já trabalha em uma história envolvendo os descendentes de Naruto & Cia. no universo dos ninjas, que deve ganhar também versão animada, dependendo dos acontecimentos. Até porque uma série de sucesso como a de Naruto dificilmente desaparece tão fácil da mídia, especialmente num momento em que os japoneses estão aproveitando tudo o a que tem direito para garantir mais lucros de seus maiores sucessos de mangá em séries animadas. Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball que o digam. Portanto, Naruto acabou, vida longa a Naruto!

quarta-feira, 22 de julho de 2015

REVISTA "PATO DONALD" COMPLETA 65 ANOS PELA ABRIL



                Neste mês de julho, o título de quadrinhos mais antigo ainda em publicação no Brasil está completando nada menos do que 65 anos. É a revista PATO DONALD, publicada pela Editora Abril, cujo primeiro número foi lançado no dia 12 de julho de 1950. A publicação da revista daria início ao império editorial construído por Victor Civita, fundador da Abril, que hoje é o maior grupo editorial da América Latina, com dezenas de publicações, nos mais variados gêneros e formatos.
                A edição comemorativa é a de número 2.445, que chegou às bancas praticamente na mesma data em que estreou há 65 anos atrás. Como principal destaque, a capa da edição é uma arte atualizada do desenho da primeira capa da revista, assinada originalmente pelo argentino Luis Destuet, que na época fora contratado por Victor Civita para ensinar os desenhistas brasileiros a fazer as histórias em quadrinhos com os personagens da Disney. A capa atual, feita em homenagem à antiga, é do artista Napoleão Figueiredo, desenhista veterano que já produziu capas para as mais variadas publicações de quadrinhos editadas pela Abril ao longo de sua história.
                Lançada inicialmente em formato americano em julho de 1950, com 52 páginas, a revista do pato mais irascível dos quadrinhos estreou com uma tiragem de mais de 80 mil exemplares, número expressivo para uma publicação na época. Curiosamente, a revista tinha a maior parte de seu miolo trazendo as histórias apenas em preto-e-branco, com poucas páginas coloridas. Uma das atrações da edição de estréia de "O Pato Donald" era a história "O Segredo do Castelo", produzida por ninguém menos do que Carl Barks, o mais famoso desenhista de quadrinhos Disney até hoje, que teria suas primeiras páginas lançadas no novo título de quadrinhos nacional. A história só seria concluída nos números seguintes. Outro detalhe curioso é a primeira história do Mickey publicada na revista, onde seu melhor amigo, o Pateta, era chamado inicialmente de "Dippy", nome que felizmente foi abandonado pouco tempo depois.
                O sucesso estrondoso da revista logo fez surgir outros títulos de quadrinhos Disney, como Mickey, Zé Carioca, Tio Patinhas, entre vários outros. Com o incremento do número de revistas, cujas vendas cresciam sempre, criou-se o estúdio de quadrinhos Disney dentro da Abril, que por muitos anos criou incontáveis histórias, que foram também exportadas para vários outros países que publicavam histórias da Disney.
                E a revista do Pato Donald, cujo título segue firme até hoje, a coloca como uma das mais longevas revistas do mundo dos quadrinhos mundiais. Só para se ter uma idéia, a revista é mais antiga que todos os títulos dos heróis atualmente publicados pela Marvel Comics, cujo universo de quadrinhos "moderno" começou com a primeira edição de "Fantastic Four", em 1961, mais de uma década depois do lançamento da revista do Donald em terras tupiniquins. A numeração da revista, com 2.445, é explicada pelo fato do título ter tido mudanças na sua periodicidade ao longo destes 65 anos de existência.
                Da edição N° 1, lançada em julho de 1950, a revista foi publicada mensalmente até a edição 21, em março de 1952. A partir da edição 22, de abril de 1952, até a edição 477, de dezembro de 1960, o título foi semanal. Da edição 478, de janeiro de 1961, em diante, o título assumiria a periodicidade bi-semanal, saindo a cada 14 dias, o que dava praticamente 26 edições por ano. Esta foi a periodicidade de maior duração da história da revista, sendo mantida até a edição 1.858, lançada em janeiro de 1990. A revista voltaria à periodicidade semanal durante as edições 1.859 (fevereiro de 1990) a 1.984 (junho de 1992), quando novamente voltaria a ter lançamento bi-semanal, da edição 1.985 (julho de 1992) à edição 2.325 (agosto de 2005). A partir da edição 2.326, lançada em setembro de 2005, o título passou a ser mensal, e mantém-se assim até os dias atuais.
                O formato da revista também teve algumas variações ao longo destas mais de seis décadas de publicação. O formato americano adotado inicialmente logo deu lugar ao famoso "formatinho", que se mantém firme até os dias atuais, com poucos momentos em que a revista foi lançada em outros tamanhos. Das 52 páginas iniciais, o título encolheu para 32 páginas em boa parte de sua história, tendo momentos com um pouco mais de páginas. Atualmente, a revista mantém 52 páginas, e é um dos títulos mais acessíveis do mercado nacional de quadrinhos, com o preço de R$ 3,90.
                Os atrativos especiais da edição que comemora os 65 anos de "Pato Donald", contudo, são mínimos, reduzindo-se apenas a uma página no início da revista, anunciando o grande feito, explicando sobre a longevidade da revista, e sobre a homenagem feita na capa da edição em relação à capa da revista de estréia, lançada há 65 anos, num texto singelo e curto. A própria edição, em si, traz apenas as 52 páginas habituais, muito pouco para uma comemoração que a Abril tinha tudo para fazer melhor, tendo em vista o currículo de edições especiais lançadas pela editora nos últimos anos.
                Definitivamente, os tempos são outros. Em 1980, quando se fez a comemoração dos 30 anos da revista, a edição, que atingiu em agosto daquele ano a marca invejável de 1.500 números publicados no Brasil, apresentou alguns mimos especiais para os leitores: alem da edição ter 132 páginas, justamente pela comemoração não apenas dos 30 anos de publicação do título, mas da própria numeração de 1.500 edições atingidas, trazia nada menos do que uma visita do próprio Pato Donald a Victor Civita, fundados e presidente do Grupo Abril em seu próprio escritório na editora, em uma história criada por Gérson Luiz B. Teixeira, com desenhos de Carlos Edgard Herrero, com direito a algumas fotos da trajetória da Abril nos 30 anos decorridos até então. A edição também trouxe uma reimpressão da história "O Segredo do Castelo", publicada originalmente em partes nas primeiras edições do título. Outro presente para os fãs foi a história "A Galinha Sábia", compilação das páginas dominicais lançadas em 1934, com a primeira aparição do Donald nos quadrinhos, ainda com um visual diferente do qual todos conhecemos. A edição também republicou várias outras histórias clássicas de Donald. A edição comemorativa atual, por outro lado, traz apenas material inédito, o que não é algo ruim, mas faltou um destaque maior para a comemoração dos 65 anos da revista, que não apresenta tal informação nem na capa da edição, de modo que quem apenas olha a revista na banca nem está sabendo da data festiva, o que poderia ser um incentivo para se adquirir a edição e tentar conhecer um pouco de sua história por parte do leitor menos informado.
                Mesmo assim, é de se comemorar efetivamente a longevidade do título, uma vez que, durante todos esses anos, vários outros títulos Disney lançados pela Abril acabaram cancelados, para não mencionar que a empresa, durante os anos 1980 e 1990, era a maior editora de quadrinhos do país, publicando séries de títulos de super-heróis da Marvel e DC, além de outros títulos infanto-juvenis, como a Turma da Mônica, e revistas com personagens da Hanna-Barbera, entre muitos outros. Hoje, apenas os títulos Disney permanecem firmes no rol de publicações da editora, que tem feito um trabalho bastante competente nos últimos anos, para felicidade dos leitores nacionais, que tiveram acesso a vários materiais de excelente qualidade.
                E tudo começou com um pato, em 1950, que transformou um pequeno empreendimento num dos maiores grupos empresariais do Brasil e da América Latina. Palmas para o Pato Donald, que ele bem que merece. E que possam vir outros 65 anos de publicação para sua revista...

UNIVERSAL LANÇA GALACTICA APENAS EM DVD NO BRASIL



                Ser fã e colecionador de séries no Brasil, definitivamente, é algo que pode ser muito ingrato. Enquanto em outros países, várias produções ganham edições caprichadas e com brindes, no Brasil, só o fato de determinada série ser lançada em nosso mercado de vídeo deveria ser motivo de comemoração, tamanho o desprezo, e por que não dizer, desleixo por parte das distribuidoras aqui instaladas, que acumulam uma longa lista de furadas para com o público nas últimas duas décadas.
                O sentimento de alívio e frustração ataca de novo quando a Universal, acaba de lançar em nosso país uma caixa trazendo a série completa de uma das mais cultuadas séries de ficção científica do fim dos anos 1970. GALACTICA - ASTRONAVE DE COMBATE - A SÉRIE ORIGINAL COMPLETA, chegou ao mercado nacional de vídeo antes do que se esperava, pois os prognósticos iniciais davam pelo seu lançamento apenas no segundo semestre deste ano, mas já está disponível nas lojas e site da Livraria Cultura para venda exclusiva. De positivo, os 9 discos do box trazem todos os 24 episódios do seriado original de 1978, e ainda os 10 episódios produzidos de Galactica 1980, com a continuação das aventuras da última nave de combate colonial.
                Em um momento onde as distribuidoras não estão lançando direito nem as séries atuais em nosso mercado, é para se comemorar que as produções originais de Galactica tenham finalmente sido lançadas no Brasil, um anseio de muitos anos dos fãs, que viam outros seriados serem lançados enquanto esta série ficava sempre apenas na esperança de sair um dia, o que finalmente aconteceu agora. O que não exime a filial brasileira da Universal das críticas pela forma como está lançando o box em nosso mercado. Em primeiro lugar, o lançamento é apenas em DVD, não havendo nenhuma opção em blu-ray com o material em alta definição. E, recentemente, nos Estados Unidos, a Universal lançou um belo box em alta definição, com nada menos do que 18 discos, com tudo formatado direitinho para a mídia de alta definição. Por mais que se diga que os mercados dos Estados Unidos e o do Brasil são diferentes, a falta de opção em lançamento em Blu-Ray em nosso país já demonstra a falta de fé da distribuidora em nosso mercado, por jogar o produto apenas em DVD. Em que pese o fato de algumas séries realmente terem tido vendas fracas quando lançadas em Blu-Ray por aqui, é verdade que o alto preço cobrado pelas mesmas ajuda a desestimular o consumidor, que na maioria das vezes acaba preferindo a mídia mais barata, o DVD. Dessa forma, quando optam por lançar apenas na mídia mais antiga, não dá para condenar totalmente a distribuidora por querer garantir uma maior viabilidade do lançamento, mas poderia caprichar um pouco mais na forma como está lançando, de forma a evitar alguns erros.
                Para começar, o box brasileiro de Galactica lançado pela Universal chegou às lojas por um preço nada condizente com o seu formato: está sendo vendido a praticamente R$ 200,00, tanto nas lojas físicas quanto no site da Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br), um valor alto para uma caixa com apenas 9 discos, e de uma série já antiga. E o pior é que, não bastasse o valor alto cobrado pelo box, ele não traz nem metade do material da versão em Blu-Ray lançada nos Estados Unidos. Lá, a caixa trouxe não apenas a versão original dos seriados, inclusive com opções em português na dublagem e legendas, mas também uma versão remasterizada, totalmente vertida para alta definição, e com efeitos visuais retrabalhados. A caixa nacional traz apenas a versão original, absolutamente nada do material remasterizado. Se é verdade que não adiantaria lançar o material remasterizado em DVD, por ter sido concebido mais propriamente para mídia de alta definição, o que parece uma desculpa plausível e aceitável, há outro problema no lançamento nacional, este sim o maior pecado da distribuidora no Brasil perante os fãs da série: não há absolutamente nenhum extra no box brasileiro!
                A caixa americana trouxe cerca de 4 horas de material extra sobre a série, entre os quais podemos citar: comentários em áudio dos episódios por Richard Hatch, Dirk Benedict e Herbert Jefferson Jr., os intérpretes dos personagens Capitão Apolo, e tenentes Starbuck e Boomer, respectivamente; documentários com o elenco da série e o making of da produção, em um material de retrospectiva exclusiva; documentário sobre a criação de Galactica, pelas mãos de Glen A. Larson; documentário também sobre a composição musical da série, produzida por Stu Phillips; além de trazer também a versão de cinema do episódio piloto da série, com 125 minutos, que em alguns países foi exibido no lugar dos 3 primeiros episódios, como o piloto do seriado. Mesmo com o lançamento em DVD apenas, seria pedir demais que a distribuidora pelo menos incluísse estes extras em um disco especial no box? Para muitos fãs, não, mas aparentemente, a Universal não se deu ao luxo de pelo menos oferecer o material mais completo na versão em DVD.
                Pelo menos, as séries originais estão completas, e com opções de dublagem e legendas em português disponíveis. Mas também nesse ponto há alguns problemas: a dublagem não está completa. Alguns episódios ficaram apenas com legendas em português, ou com parte do áudio nacional faltando. O problema afeta mais o episódio piloto e o episódio duplo "A Lenda Viva". Neste caso, a explicação é simples: as versões completas destes episódios nunca foram dubladas por aqui. Quando a série foi exibida pela primeira vez, no início dos anos 1980, o piloto da série exibido aqui foi a versão montada para cinema, com 125 minutos, e não os 3 episódios originais que dão início à série, que possuem aproximadamente 150 minutos. É bem verdade que a distribuidora poderia ter incluído esta versão de cinema no box, com sua dublagem original, e apresentado também os episódios originais na íntegra. Já o episódio duplo "A Lenda Viva' foi exibido aqui como um longa metragem chamado "Missão Galactica: O Ataque dos Cilônios", e fazia uma mescla destes episódios com os acontecimentos da aventura "Fogo no Espaço", com alguns efeitos especiais retrabalhados e algumas cenas estendidas. Uma opção mais trabalhosa seria mixar o áudio em português nos trechos correspondentes dos episódios, um trabalho que seria mais complicado e cujo resultado poderia não ser muito bom. Mas, novamente, a distribuidora não optou por tal caminho. Segundo as informações, a primeira parte do episódio duplo "O Planta Perdido dos Deuses" também não está com o áudio em português. Há também o justificativa, plausível, da má condição da dublagem em parte do episódio. Mas fã que é fã não ligaria muito se pudessem incluir todo o áudio disponível, até porque a dublagem da Herbert Richers era primorosa, com excelentes vozes para os personagens, que permanecem até hoje na memória de quem curtia a série.
                Problemas à parte, isso não impediu os fãs de comemorarem o lançamento da caixa, mesmo com os materiais faltantes. O fã clube Battlestar Galactica Brasil, em conjunto com a Livraria Cultura e a loja Geek.Etc.Br, organizaram um evento comemorando o lançamento do box de DVDs, com o apoio da distribuidora Universal, realizado no último dia 11 de julho na Livraria Cultura do Bourbon Shopping, em São Paulo, capital, no auditório da livraria, que tinha capacidade para 125 pessoas. Durante o evento, na presença dos fãs, foram feitas exibição de vídeos, premiações, quiz e um bate-papo com o jornalista Paulo Gustavo Pereira, com o especialista em séries e desenhos clássicos Roosevelt Garcia, e com o presidente do fã-clube Samir Fabiano.
                A primeira série, de 1978, foi exibida na TV Globo ainda no início dos anos 1980, tendo toda a temporada transmitida pela emissora carioca. Já Galactica 1980 só seria exibida vários anos depois, quando a primeira série foi reprisada pela TV Record, que trouxe a continuação do seriado. No início dos anos 1990, as séries seriam reprisadas na TV Manchete, na Sessão Espacial, revezando com as séries de Jornada nas Estrelas clássica e Nova Geração, e Buck Rogers no Século XXV. Na década passada, o canal pago TCM reprisou a produção de 1978, mas Galactica 1980 foi ignorada pela emissora. Agora, com o lançamento em DVD, os fãs poderão finalmente matar a saudade das aventuras da última nave de combate colonial em sua busca pelas estrelas pelo planeta Terra, enquanto fogem da tirania dos cilônios. Mesmo assim, vários fãs ficaram decepcionados vendo a comparação da caixa americana com a brasileira, e pela falta do interessante material extra que não foi incluído na versão nacional. Mas a caixa redime parcialmente a distribuidora pelo fato de ter lançado há anos atrás apenas a versão de cinema do piloto da série, apenas com legendas em português e sem dublagem (e também sem extras) no mercado nacional, deixando os fãs até então a ver navios esperando que a série fosse lançada inteiramente por aqui. Mas haja paciência para ver as esperanças serem correspondidas...
                Já é o segundo caso de uma série clássica amplamente esperada pelos fãs cujo lançamento no Brasil fica a dever e muito à versão americana do respectivo box. No ano passado, a Warner lançou em nosso país a série de TV do Batman dos anos 1960, também apenas em DVD, e sem vários extras da caixa americana, que teve opção em blu-ray, além de alguns brindes legais, como uma miniatura do modelo do batmóvel da série. Mas pelo menos a Warner ainda deixou a maioria dos extras no box nacional, que pecou também pelo preço exagerado (cerca de R$ 400, por uma caixa de 18 discos), ao contrário da Universal, que tirou todo o material extra, lançando também com um preço acima do praticado pelo mercado para os demais boxes de seriados. Tanto a Warner quanto a Universal precisam ser mais dedicadas e cuidadosas com seus produtos, pois um cliente satisfeito é um bem e não um ônus como parecem dar a entender. Reclamar que a pirataria atrapalha é fácil, e é de fato um problema que aflige o mercado oficial de vídeo em nosso país, o que não justifica lançar um produto com descaso como se vem observando em várias oportunidades ao longo dos últimos anos.
                O preço alto só ajuda a dificultar ainda mais a venda do produto, mesmo para uma série clássica e cultuada, dando a entender que estão mesmo é a fim de explorar o bolso dos fãs. Só para efeito de comparação, a mesma Livraria Cultura possui a venda o box "Battlestar Galactica - A Coleção Completa", que traz todas as temporadas do remake produzido na década passada, por cerca de R$ 250,00, sendo que é uma caixa com 24 discos. Nesse ponto, a caixa das séries originais, com apenas 9 discos, sem extras, saindo por praticamente R$ 200,00 dá uma dimensão exata de que algo anda muito errado na atitude de nossas distribuidoras de vídeo por aqui. Os fãs merecem muito mais respeito, sejam de Galactica, ou de qualquer outra série.

sábado, 27 de junho de 2015

FEST COMIX 2015 ACONTECE EM JULHO



             Os fãs dos quadrinhos podem ir preparando o bolso. Em julho, o maior feirão de gibis e produtos ligados ao gênero terá sua edição 2015: o FEST COMIX! O evento será realizado durante os dias 17, 18 e 19 de julho, no mesmo local onde ocorreu a edição do ano passado, o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Centro de Convenções Imigrantes), no bairro do Jabaquara, em São Paulo, capital. De acordo com os organizadores, o evento deste ano ocupará cerca de 5 mil metros quadrados no local, que em dezembro irá receber a Comic Con Experience 2015.
               Mas, enquanto dezembro e a CCXP não chega, os fãs dos quadrinhos podem ir esquentando os motores com o Fest Comix, que chega à sua 21ª edição como um dos mais tradicionais eventos de quadrinhos do Brasil, onde fãs de todas as idades e gêneros poderão encontrar toneladas de quadrinhos e todos os gêneros e estilos, além de vários outros produtos, e ter a chance de encontrar e conversar com diversos profissionais da área. Já vai longe o tempo em que o Fest Comix era apenas um evento destinado unicamente à venda de quadrinhos, que começou sendo realizado na própria calçada em frente à loja Comix Book Shop, próxima à Avenida Paulista, com o intuito principal de desovar os estoques de revistas antigas da livraria. De lá para cá, nestes praticamente 15 anos de existência, o Fest Comix foi agregando cada vez mais atrações e parceiros lojistas a seu evento, crescendo sempre em tamanho, aumentando seu número de dias de realização, e vendo o público também aumentar sempre a cada nova edição. O crescimento do Fest Comix como evento foi tamanho que, durante algum tempo, chegou a ser realizado semestralmente, com duas edições por ano, para alegria dos fãs de quadrinhos (e desastre para suas carteiras e cartões de crédito). Nos últimos tempos, contudo, o evento voltou a ser anual, e depois de vários anos sendo realizado no Espaço de Convenções São Luiz, na área da Avenida Paulista, mudou-se no ano passado para o bairro do Jabaquara.
                E este ano, além da tradicional feira de revistas, DVDs, brinquedos e similares que os fãs encontrarão à venda dentro do evento, haverão vários convidados especiais para engrandecer o evento e travar contato com os fãs. Confiram alguns dos profissionais que já garantiram presença no Fest Comix 2015, onde darão palestras, entrevistas, autógrafos, entre outros afazeres junto aos fãs presentes:

# Nobuhiro Watsuki: Nascido em Nagaoka, na província de Nigata, no Japão, começou a desenhar mangá na adolescência, e em 1994, lançou seu maior sucesso, a série Rurouni Kenshin (Samurai X), que depois virou série de anime, e recentemente ganhou uma trilogia de cinema com atores. Na década passada, lançou outra série de grande sucesso, Busou Renkin, que também ganhou versão animada. O mangaká estará presente no Fest Comix em companhia de sua esposa, Kaworu Kurosaki, que também é escritora e roteirista de mangá e anime, tendo sido roteirista da série de anime Captain Tsubasa, que foi exibida no Brasil com o título Super Campeões, e que também trabalha com games. O artista dará uma palestra no evento no dia 18, e sua presença no Fest Comix é resultado de uma parceria entre a Editora JBC, a Fundação Japão e a Comix Book Shop.

# Mike Deodato Jr.: O desenhista paraibano é um quadrinista com fama mundial, tendo desenhado para as principais editoras de quadrinhos dos Estados Unido, a Marvel, e a DC. Na década de 1990, desenhou a minissérie Glory para a Image Comics, e seu primeiro grande trabalho na DC foi na série da Mulher-Maravilha, tendo depois desenhado a série da Elektra para a Marvel. Outros personagens que ganharam histórias no  traço de Deodato foram Lady Death, Ultraforce, Batman, Thor, Hulk, Homem-Aranha, Thunderbolts, e Vingadores, entre outras séries. Atualmente é desenhista exclusivo da Marvel Comics.

# Steve Englehart: Nascido em Indianapolis, Englehart foi um dos escritores mais marcantes das editoras Marvel e DC durante os anos 1970 e 1980, tendo escrito várias histórias para vários personagens de ambas as editoras, como Vingadores, Capitão America, Hulk, Doutor Estranho, Defensores, Vingadores da Costa Oeste (Marvel), Batman, Lanterna Verde, e Tropa dos Lanternas Verdes (DC), além de ter criado vários personagens nestas séries que se tornariam ícones até os dias atuais.,

# Vitor Cafaggi: Nascido em Belo Horizonte, este mineiro é autor da webcomic Puny Parker; tendo participado das coletâneas Pequenos heróis, MSP50 e Fierro Brasil 2; publicando a série de tiras dominicais Valente no jornal O Globo. Vitor ganhou várias premiações do Troféu HQMix, e produziu, junto com sua irmã, Lu Cafaggi, a graphic novel Laços, a primeira do selo Graphic MSP, e o skethcbook, Petit Gateau.

# Lu Cafaggi: Irmã de Vitor, é quadrinista e jornalista, tendo iniciado suas publicações de quadrinhos em 2010, primeiro em seu blog pessoal (Los Pantozelos), e em 2011, o quadrinho Mixtape, e publicou, junto com seu irmão Vitor a primeira graphic novel da Turma da Mônica, pelo selo Graphic MSP, em 2013.

# Salvador Sanz: Nascido em Buenos Aires, participou, como editor e autor, da criação da revista Catzole, tendo trabalhado também com animação, onde obteve vários prêmios. Na década passada lançou as HQs Legião, Desfigurado, Noturno, entre outras obras. Entre outros de seus trabalhos estão a HQ REC:0, sobre a série de filmes espanhóis REC; ilustrou Solomon Kane, e Angela Della Morte, seu lançamento mais recente.

# Primaggio Mantovi: Italiano, é roteirista, desenhista, escritor e editor independente. Trabalhou nas editoras Rio Gráfica (1964 a 1972) e Abril (1973 a 1997), exercendo as funções de desenhista, roteirista, ilustrador, Coordenador do Centro de Criação, Diretor de Criação e Diretor de Redação. Com mais de 5 décadas de carreira, criou e produziu dezenas de histórias em quadrinhos, fosse com personagens próprios ou de outros autores.

# Luciano Salles: Nascido em Taquaritinga, interior do estado de São Paulo, é quadrinista e ilustrador, tendo criado a produtora cultural Memento 832, em parceria com a arquiteta e bailarina Lilian Penteado e a fotógrafa Leila Penteado. Lançou a HQzine Luzcia, a Dona do Boteco, e a HQ O Quarto Vivente, indicada ao 26º HQMIX, o prêmio máximo do quadrinho nacional, na categoria Publicação Independente Edição Única. No ano passado lançou a HQ L’Amour: 12 oz pela editora Editora MINO.

# Carlos Ruas: Jovem designer da cidade de Niterói – RJ, criou o blog Um Sábado Qualquer em 2009 aos 23 ano, mostrando irreverência e muito humor em seus quadrinhos falando de um dos assuntos mais polêmicos do mundo: a religião, com grande sucesso e cada vez mais leitores, tendo mais de 40 mil acessos diários e mais de 2 milhões de leitores no Facebook. Já lançou dois livros e ganhou o prêmio HQmix na categoria webtiras.

# Paulo Crumbim e Cristina Eiko: Autores da série de “Quadrinhos A2“, HQs autobiográficas com uma narrativa que mistura fantasia e realidade, já contam com três livros publicados e mais um a sair ainda este. Ambos participaram do livro Mônica(s) e são responsáveis pela GraphicMSP do Penadinho.

# Bianca Pinheiro: Apaixonada por quadrinhos desde criança, é formada em Artes Gráficas pela UTFPR com pós-graduação em Histórias em Quadrinhos pela faculdade Opet. Ilustradora e quadrinhista, a autora atua na internet, onde publica seus trabalhos.

# Marcelo Maiolo: Formado em Publicidade e Propaganda pela UNIMEP de Piracicaba, Marcelo trabalha como colorista profissional, com passagem por editoras do Brasil e do exterior, tendo trabalhado nas séries de quadrinhos de Red Sonja, Athena (Dynamite Entertainment), Demon Knights, I Vampire, Superman, Teen Titans, Green Lantern Corps, Green Arrow, Constantine, Justice League United (DC Comics), True Blood (IDW), All New X-Men, Black Vortex, Uncanny X-Men (Marvel Comics), entre outros títulos.

# Gustavo Duarte: Cartunista e quadrinista, , é formado em Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Bauru), e já ganhou oito troféus no HQMix em sua carreira, tendo trabalhado como designer gráfico na Editora Abril, além de colaborar como ilustrador e cartunista em várias publicações. Nos últimos anos, tem trabalhado com histórias em quadrinhos como roteirista e desenhista, para editoras americanas como Dark Horse, DC Comics e Marvel Comics.

# Shiko: Nascido no sertão paraibano, Shiko trabalha como ilustrador, grafiteiro, diretor de curta-metragem e autor de quadrinhos, tendo suas artes expostas em vários países da Europa, além do Brasil. Entre seus trabalhos na área de quadrinhos produziu Marginal Zine, Blue Note, O Quinze – adaptação do romance de Rachel de Queiroz –; participou do projeto Graphic MSP com a HQ Piteco: Ingá; lançou também a edição "O Azul Indiferente do Céu". Já foi vencedor dos troféus Angelo Agostini e HQ Mix. No ano passado, produziu o quadrinho erótico "Talvez Seja Mentira", e este ano está lançando pela Editora Mino,  a história “Lavagem“, HQ de terror que se passa nos mangues paraibanos.

                Os ingressos do evento já começaram a ser vendidos, podendo ser adquiridos via internet, no site oficial do evento, no endereço www.festcomix.com.br, ou na loja da Comix Book Shop, a partir do dia 29 de junho. O valor do ingresso individual para cada dia é de R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada). Como promoção, todos os ingressos comprados antecipados saem pelo valor da meia-entrada, R$ 20,00. Quem comprar os ingressos pela internet deverá retirá-los na bilheteria do evento, no próprio dia referente ao ingresso, durante o horário de funcionamento da bilheteria. Para isso, será necessário apresentar o comprovante de pagamento (impresso ou na tela do seu dispositivo móvel) do PagSeguro, na retirada do ingresso na bilheteria, junto com um documento com foto. Além dos ingressos individuais para cada dia, há também um ingresso especial Combo para os três dias do evento, ao preço de R$ 50,00, valor promocional de meia-entrada, valendo as mesmas condições de retirada de cada ingresso diário. Nos dias do evento, o valor cobrado nas bilheterias será o valor inteiro, ficando o valor da meia-entrada exclusivo para alunos, professores, portadores de necessidades especiais, além de portadores de cartão do Banco do Brasil que efetuarem o pagamento do ingresso com o mesmo nas bilheteria, mediante a apresentação de documento com foto. Terão direito a entrada gratuita no Fest Comix crianças de até 7 anos (mediante a apresentação de documento com foto e acompanhadas de um adulto pagante), e adultos a partir de 60 anos (também mediante a apresentação de documento com foto).
                Haverá espaços especiais dentro do Fest Comix. Um deles será a Área: Mundo dos Super-Heróis, onde estarão presentes os profissionais responsáveis pela Revista Mundo dos Super-Heróis, da Editora Europa, com várias atividades junto aos fãs e público presente, promovendo uma grande interação com seus leitores. Outro espaço será o O MinasNerds, coordenado por um grupo que defende e batalha pela representatividade das mulheres no mercado/meio Geek/Nerd e de Cultura Pop em geral. Elas serão responsáveis por criar e organizar palestras/mesas redondas e workshops, voltados exclusivamente ao público nerd feminino, LGBTTQIA , um painel feminino, e muito mais, para mostrar que as meninas também curtem cultura pop/geek, e também são nerds como qualquer um.
                Teremos também a Área dos Artistas, onde vários profissionais da área estarão mostrando seus materiais e vendendo suas artes, edições, e outros produtos criados por eles, no mesmo estilo do Beco dos Artistas (Artist's Alley) da Comic Con Experience, além de bater um bom papo com os leitores de quadrinhos presentes e autografarem suas obras. Até o fechamento desta matéria, outras novidades ainda poderiam ser anunciadas para o evento, que promete ser o maior de todos os Fest Comix realizados até aqui.
                Portanto, fãs dos quadrinhos e da cultura pop, podem ir se preparando, pois haverá muito o que aproveitar no 21° Fest Comix. E estejam com as carteiras prontas, pois muita coisa boa estará disponível no evento, com preços bem convidativos, para tentar espantar a crise econômica que o país atravessa.

PLAYARTE LANÇA CAVALEIROS DO ZODÍACO OMEGA EM BLU-RAY



                Dizem que quem espera sempre alcança, mas no Brasil esse ditado nunca tem garantias. Muitas vezes são anunciados lançamentos que ou demoram anos, ou são praticamente esquecidos, deixando toda uma legião de fãs com os maus frustrantes sentimentos. Mas, em outras vezes, a espera acaba recompensada, como acontece agora. Chegaram este mês às lojas nacionais os primeiros volumes da série CAVALEIROS DO ZODÍACO OMEGA em Blu-Ray, tornando-se a primeira série de TV de animação japonesa a ganhar lançamento em alta definição em nosso país. Antes disso, tudo o que os fãs haviam podido comemorar era o lançamento de alguns longa-metragens, como o primeiro filme da nova safra de Evangelion, pela Paris Filmes (que infelizmente fracassou nas vendas, tendo o segundo filme saído apenas em DVD), ou Sky Crawlers, pela Sony Entertainment, além dos cultuados Ghost in The Shell e Akira, pela Focus Filmes.
                O anúncio de que a nova série Saint Seiya Omega (título original no Japão) seria lançada também em blu-ray, além do DVD, já havia sido feita pela distribuidora Playarte há mais de um ano, quando a empresa anunciou que a série teria seus primeiros lançamentos em alta definição junto com o lançamento do segundo box da série. Contudo, o tempo foi passando, e nada da versão BD sair no mercado. Os fãs só não perdiam a esperança porque a Playarte continuou lançando a série, com o terceiro volume saindo há meses atrás. Agora, os fãs podem comemorar: a distribuidora lançou nada menos do que os 3 volumes já lançados em DVD em blu-ray. O melhor de tudo é que o preço da versão em alta definição está até mais em conta do que a versão em DVD.
                Cada volume em blu-ray traz, em um único disco, todos os episódios que vinham em cada box de DVD. Assim, o primeiro volume em BD compila os volumes 1, 2 e 3 dos DVDs, trazendo todos os 12 primeiros episódios da série, que vieram distribuídos nestes 3 discos DVD do primeiro box lançado. O esquema se repete nos volumes 2 e 3 em BD, que trazem os mesmos episódios dos boxes 2 e 3 seguintes. A diferença é que enquanto cada box de DVDs está sendo lançado com o preço de cerca de R$ 90,00, cada edição em BD está sendo vendida a R$ 50,00. Além da vantagem da imagem em alta definição, a versão BD, além de sair mais em conta, ocupa menos espaço na estante, ótimo para quem está com pouco espaço. Os novos discos também trazem todos os extras encartados nas respectivas versões em DVD, não trazendo nenhum material adicional neste novo lançamento. A qualidade do material está bem aceitável, devendo satisfazer os fãs da série.
                O melhor de tudo é que o quarto box está programado para sair em breve, e a Playarte deve lançar a respectiva edição em blu-ray simultaneamente, encerrando a primeira fase da série, com 52 episódios. No Japão, Omega foi encerrada com 97 episódios. Produzida pela Toei Animation, a nova série se passa cerca de 20 anos após o fim da batalha contra Hades. A paz reina na Terra, mas Marte, o deus da guerra, ataca Saori Kido, a atual encarnação de Athena, a deusa defensora de nosso mundo, com o intuito de em seguida purificar nosso mundo, que ele considera corrompido pela humanidade. Antes que o vilão consiga capturar Saori, ele é impedido por Seiya, o atual Cavaleiro de Ouro de Sagitário. Marte é obrigado a recuar, mas seu ataque gera sequelas nos cavaleiros defensores do Santuário. Uma criança protegida por Saori, Kouga, passa os anos seguintes treinando duramente para ser um cavaleiro, mesmo a contragosto. Quanto Marte retorna para dar seguimento a seus planos, cabe a Kouga, agora como novo Cavaleiro de bronze de Pégaso, a missão de defender a paz em nosso planeta, juntando forças a uma nova geração de cavaleiros com a missão de dar continuidade à lenda dos defensores de Athena.
                O lançamento confirma que a série dos Cavaleiros do Zodíaco ainda tem muita força no Brasil. Mesmo em um momento onde os animes praticamente sumiram das nossas emissoras de TV abertas e pagas, com raríssimas exceções, lançar uma série no mercado de vídeo não deixa de ser uma aposta ousada, em um mercado que já se mostrou mais promissor em anos não tão distantes. Com vários lançamentos iniciados e não concluídos, Cavaleiros ainda pode se dar ao luxo de ter tido praticamente todas as suas produções lançadas em nosso mercado de vídeo, com a Playarte tendo lançado todo o material da série clássica dos anos 1980 (TV e especiais de vídeo e cinema), a saga de Hades (década passada), o longa Prólogo do Céu, além ter trazido para nossos cinemas a produção CG realizada no ano passado. E a Flashstar lançou por aqui todo o material disponível produzido para a série Lost Canvas. No momento, Cavaleiros do Zodíaco ganhou uma nova série no Japão, Alma de Ouro (Soul of Gold, no original), enfocando os Cavaleiros de Ouro em uma nova batalha nas terras de Asgard, e esta nova série também tem tudo para ser lançada por aqui, embora nada ainda tenha sido anunciado.
                Cavaleiros do Zodíaco Omega pode não ser a melhor das produções animadas japonesas, mas os fãs, que tanto reclamam da falta de lançamentos de animes por aqui, devem dar seu apoio ao lançamento das versões em blu-ray da série, e quem sabe com isso as distribuidoras se entusiasmem em trazer novas produções para cá. Se é verdade que as empresas precisam pelo menos lançar as séries direito por aqui, por outro lado, a atitude por vezes radical e intolerante de alguns fãs em nada ajuda a situação a melhorar. E sem vendas que tragam lucros, as distribuidoras também não podem fazer milagres. Portanto, os fãs também precisam ser mais conscientes e fazer a sua parte, quando os lançamentos são bem feitos.

sábado, 13 de junho de 2015

COMIC CON EXPERIENCE 2015 INICIA VENDA DE INGRESSOS



                Sucesso retumbante logo em sua primeira edição, a Comic Con Experience, evento dedicado à cultura pop realizada no início de dezembro do ano passado em São Paulo, capital, já trazia para os fãs no seu último dia a boa notícia de que a edição de 2015 já estava garantida, marcada para os dias 3 a 6 de dezembro, no mesmo local, o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Com quase 100 mil visitantes em sua primeira realização, a CCXP, como ficou conhecida, trouxe para o Brasil o clima e a organização dos grandes eventos dos Estados Unidos na área, como a Comic Con de San Diego, a mais famosa de todas, estabelecendo um novo patamar para este tipo de evento em nosso país.
                E, nos últimos meses, a organização do evento já começou a soltar algumas das novidades que irão rolar na edição 2015, aguçando a curiosidade dos fãs, ávidos pelas possibilidades que poderão surgir nesta segunda edição da CCXP, agora com uma imagem já consolidada perante o público, que até a véspera do primeiro evento, ainda sentia algumas dúvidas sobre o que encontraria no evento, mesmo com todos os nomes divulgados até então que estariam presentes. E, pensando justamente neste incremento do público, a direção do evento começou praticamente ainda em dezembro do ano passado os preparativos para a edição deste ano, que iniciou neste último dia 10 de junho a venda dos ingressos da CCXP 2015. Com boas e más notícias...
                A má notícia é que, devido à crise econômica causada pelo desgoverno federal nos últimos anos, os custos de vários fatores explodiram, além da cotação do dólar ter dado uma bela disparada, e tudo isso influenciou negativamente no preço dos ingressos para a convenção, que tiveram de ser majorados em um nível pouco esperado por muitos fãs, que ficaram surpresos com os valores anunciados ainda na segunda quinzena de maio. Dando seguimento à política de doação de livros implementada na edição 2014, todos que fizerem a doação de um livro terão direito ao valor de meia-entrada para a Comic Con Experience 2015, cujos valores são os seguintes:

Dia 03 de dezembro - R$  69,99 (Quinta-feira) - Valor da entrada inteira R$ 138,98
Dia 04 de dezembro - R$  99,99 (Sexta-feira) - Valor da entrada inteira R$ 199,98
Dia 05 de dezembro - R$ 119,99 (Sábado) - Valor da entrada inteira R$ 239,98
Dia 06 de dezembro - R$ 109,99 (Domingo) - Valor da entrada inteira R$ 219,98
Credencia 04 dias - R$ 319,99 - Valor da entrada inteira R$ 639,98

                A compra é feita pela internet, no site do evento, no endereço www.ccxp.com.br, onde há um link que direciona o comprador para o site da loja Mundo Geek (http://www.lojamundogeek.com.br/ccxp), que é a responsável exclusiva pela venda dos ingressos para a convenção deste ano. Cada um poderá comprar os ingressos para os dias específicos em que deseja visitar a CCXP. O pagamento é feito com cartão de crédito, com opção de parcelamento em até 12 vezes sem juros, ou boleto bancário, sendo neste caso aceito apenas pagamento à vista. Cartões de débito não são aceitos. Além da doação de um livro para ter direito ao valor da meia-entrada, quem apresentar carteirinha de estudante, de idoso ou de professor também terá direito ao benefício. Para aqueles que fizerem a opção de doar um livro, este deverá ser entregue na entrada da convenção. Para a credencial de 4 dias basta doar 1 livro no primeiro dia que comparecer ao evento. Cada pessoa poderá adquirir até o limite de 6 credenciais, tendo de informar nome completo, CPF, RG, data de nascimento e e-mail para cada credencial adquirida para outras pessoas pois as credenciais são nominais e intransferíveis. No caso de a entrada ser para alguém menor e que ainda não tenha CPF, os campos deverão ser preenchidos com os dados do responsável. Crianças com 5 anos ou mais precisarão de credencial para participar do evento, e as crianças de 5 a 11 anos, além da credencial terão de estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos também pagante. Já adolescentes de 12 a 18 anos poderão ir desacompanhados, desde que de posse de uma autorização do seu responsável.
                Uma novidade este ano é a criação da "Credencial Colecionável", que estará disponível a todos os compradores interessados. Esta credencial, ao contrário dos demais ingressos comuns, que são enviados via e-mail para os compradores, poderá ser enviada via correio para os interessados, ao custo adicional de R$ 12,00 por envio, e dará a seu adquirente a comodidade de entrar direto no evento sem passar pelo credenciamento. Já quem optar por retirar a credencial na entrada do evento precisará pegar uma fila específica para pegar sua credencial e, só então, entrar na fila que dará acesso ao pavilhão da convenção. Os envios das credenciais pelos correios deverão ser feitas a partir do mês de setembro.
                Haverá ainda um ingresso especial, o FULL EXPERIENCE, um pacote VIP que, segundo a organização da convenção, irá oferecer a experiência definitiva dentro da CCXP para que o fã aproveite o evento ao máximo, evitando filas e com serviços e itens exclusivos. Este ingresso na verdade é um pacote de produtos, que inclui os seguintes itens abaixo relacionados:

- Credencial colecionável exclusiva com direito a acesso prioritário e sem fila ao pavilhão nos quatro dias do evento;
- Acesso ao estacionamento VIP, sem custo adicional;
- Entrada garantida e assento reservado e personalizado em área VIP próxima ao palco no auditório principal em todas as atividades, incluindo as concorridas pré-estreias de filmes que forem ocorrer;
- Foto e autógrafo com quatro artistas convidados do evento;
- 4 colecionáveis em escala 1:10 produzidos pela Iron Studios que serão vendidos exclusivamente na CCXP;
- Uma sacola exclusiva do evento;
- Uma camiseta, boné, chaveiro e caneca da CCXP;
- Um pôster oficial do evento autografado pelo artista;
- Acesso ao lounge VIP, com alimentação e serviço de concierge.

                Mas o preço deste pacote VIP não será nada barato: ele custará R$ 5.990,00, valor único, sem direito a meia entrada com doação de livro. A organização do evento também comunicou que, em virtude de problemas ocorridos em 2014, este não não estarão à venda os ingressos "Fan Experience", que davam direito, em 2014, acesso aos 4 dias do evento, e acesso garantido no auditório onde se daria o encontro com o artista selecionado pelo comprador, com cadeira em área reservada perto do palco e encontro e foto com o mesmo. Desnecessário dizer que o alto valor do pacote Full Experience despertou um grande debate nos fóruns e redes sociais pela internet, assim como o novo valor dos ingressos, com opiniões tanto a favor como contra pela majoração dos preços dos mesmos.
                A organização da CCXP explicou que a grande maioria dos custos de realização do evento infelizmente tem relação com a cotação do dólar, e com o aumento do valor da cotação da moeda americana neste ano, não houve como contornar este empecilho. É preciso lembrar que as grandes empresas de entretenimento são todas estrangeiras também, e muitos artistas do meio também são estrangeiros, e isso tem um custo que é acertado apenas na moeda estadunidense. E informa que manteve o mesmo valor do ano passado para o primeiro dia da convenção, 03 de dezembro, quinta-feira, que deve ser o dia mais tranquilo em termos de visitas, que em 2014 foram aumentando a cada dia do evento. Com a grande movimentação de público esperada para o fim de semana, não é de se estranhar que estes foram os dias dos maiores aumentos.
                Em compensação, tem também boas notícias: a área a ser ocupada pela Comic Con Experience 2015 será cerca de 60% maior do que a utilizada pela convenção de 2014, que foi de aproximadamente 40 mil metros quadrados. Na época, parte do local do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center estava passando por obras na parte ao ar livre, onde havia também uma espécie de arquibancada, que foi completamente demolida. Estas obras visavam à ampliação da estrutura do local, e agora foram concluídas, e é um espaço que será ocupado pela CCXP, que poderá oferecer ao público mais estandes e maiores opções de entretenimento dos visitantes. Em outras palavras, quem se surpreendeu com o espaço mostrado na convenção do ano passado, vai ver uma estrutura muito maior este ano, que certamente vai ajudar a dar conta do imenso público que deverá visitar o evento, que deve ser bem maior do que o visto em 2014, se as condições econômicas não piorarem até lá, o que pode fazer com que muitos potenciais visitantes tenham de pensar bem sua visita ao evento. Vale lembrar que no ano passado, as condições da economia nacional, se não eram as melhores, também não exibiam os sinais preocupantes que vem sendo vistas nos últimos meses, com a inflação em alta, e o desemprego ameaçando a vida de muitos brasileiros.
                Para o evento deste ano, a CCXP já anunciou a presença da Disney no evento, e com material do novo filme de Guerra nas Estrelas, intitulado "O Despertar da Força", cuja pré-estréia no Brasil deve se dar no próprio evento, embora isso ainda não tenha sido confirmado. Entre os artista já anunciados estão Steve Cardenas, o segundo Ranger Vermelho de Power Rangers; Mark Waid, roteirista da minissérie O Reino do Amanhã (DC Comics); o casal David e Meredith Finch (Mulher-Maravilha - DC Comics); Jae Lee (Batman/Superman - DC Comics, Inumanos - Marvel Comics); Misha Collins (Supernatural); Caity Lotz (Arrow); entre outros nomes que estarão sendo divulgados nos próximos meses, conforme a convenção se aproxime.
                Com crise econômica ou sem crise, o início da venda dos ingressos mostrou que os novos valores não assustaram tanto o público: o ritmo de vendas foi maior do que se imaginava, e enfrentou problemas logo de cara. A venda dos ingressos estava marcada para ter início no dia 9 de junho, mas, ao se iniciar os procedimentos neste dia, o movimento da procura pelos ingressos foi tão forte que os servidores ficaram sobrecarregados, impossibilitando que as pessoas pudessem comprar os ingressos, com raras exceções. Segundo a organização do evento, haviam sido tomados procedimentos esperando um volume de tráfego equivalente ao dobro do registrado nos primeiros dias de vendas dos ingressos no ano passado. A procura, porém, foi cerca de 4 vezes maior, surpreendendo a todos, e causando a pane no sistema pelo alto volume de acessos. Foi necessário tirar o sistema de vendas do ar e providenciar o suporte necessário para aguentar o imenso volume de tráfego de dados. Felizmente, as providências tomadas foram rápidas, e os problemas, solucionados, e a venda dos ingressos começou com apenas um dia de atraso em relação aos planos iniciais, agora sem enfrentar os problemas registrados no primeiro dia.
                O evento de 2015 também terá seu espaço empresarial, a exemplo do que ocorreu em 2014. É um espaço com palestras, fóruns, debates, encontros, rodadas de negócios,etc, voltada exclusivamente para profissionais que atuam nas áreas ligadas a produtos e licenciamento da cultura pop. Para participar deste espaço é necessária a aquisição de um ingresso especial, a CREDENCIAL CCXP BUSINESS SUMMIT, que dará acesso exclusivo ao espaço empresarial. Este ingresso dá acesso a todas as atividades que acontecerão no auditório do CCXP Business Summit, e também permitirá acesso à Comic Con Experience nos 4 dias do evento, além de entrada exclusiva no pavilhão somente para acesso ao auditório do Business Summit. Este ingresso, contudo, não dá direito a acesso exclusivo para pré-estreias e outras atividades que acontecerão no pavilhão principal da convenção. Todos os participantes do CCXP Business Summit ganharão um Certificado de Participação. O valor deste ingresso é de R$ 999,99. Condições de pagamento e entrega são iguais aos dos ingressos normais e do Full Experience. Assim como o deste último, o Business Summit não tem direito a valor de meia entrada.
                E outro aviso importante: estes ingressos à venda são apenas do primeiro lote a ser vendido. Haverá lotes posteriores que serão colocados a venda nos próximos meses, dependendo do movimento de procura, e os preços destes lotes subsequentes deverão ser maiores do que os valores deste primeiro lote, então, quem quiser garantir sua presença na convenção precisa já ir se adiantando e comprando estes ingressos. E para aqueles que pensam em comprar o ingresso no dia do evento, se as vendas superarem todas as previsões, pode não haver ingressos disponíveis para serem adquiridos nos dias da convenção. Isso é apenas uma possibilidade, não é algo certo. Na melhor das hipóteses, se houver venda de ingressos nos dias da convenção, os preços deverão ser ainda maiores do que os anunciados. Os fãs que se preparem, pois a CCXP tem tudo para ser novamente épica, como foi o evento inaugural em 2014.

TIO PATINHAS CHEGA À 600ª EDIÇÃO PELA ABRIL



                O título nacional do pato mais rico e muquirana dos quadrinhos chegou a uma marca histórica neste mês de junho. TIO PATINHAS, publicação mensal da Editora Abril, chegou à marca de 600 edições, número mais do que respeitável para a publicação Disney, que segue firme como uma das mais longevas da editora, perdendo apenas, como é lógico, para os títulos Pato Donald (que está na edição 2444), Zé Carioca (edição 2409), e Mickey (edição 874).
                Quando a Abril iniciou a publicação de títulos de quadrinhos Disney, com a primeira edição de Pato Donald, em 1950, o famoso pato quaquilionário já havia estreado nos quadrinhos dos Estados Unidos, cortesia de Carl Barks, e não demorou para ele ganhar seu próprio brilho e aventuras próprias, deixando de ser um coadjuvante das histórias de seu sobrinho Donald. Mas, no Brasil, demorou mais de uma década para que ele ganhasse seu próprio título, o que só veio a acontecer em dezembro de 1963, com a primeira edição de sua própria revista, intitulada inicialmente ALMANAQUE DO TIO PATINHAS, pois na época, era apenas uma edição especial dedicada ao pato muquirana e avarento, contando com 132 páginas. Mas, logo novas edições foram sendo lançadas, sem periodicidade regular, até que na edição 22, lançada em maio de 1967, o título passou a sair todos os meses, agora com 100 páginas, sendo que a partir da edição 64, de novembro de 1970, passou a chamar-se apenas TIO PATINHAS, sem ter mais a palavra "Almanaque" no nome, adotando de vez o status oficial de título regular mensal da editora.
                E de lá para cá nunca mais parou, para a felicidade dos leitores de quadrinhos Disney e todos os fãs que ele conquistou nestes mais de 50 anos de publicação pela editora brasileira.
                O único ponto negativo é a edição comemorativa deste sexto centenário de edições ter saído praticamente sem nenhuma mudança em relação às edições regulares, contendo as mesmas 84 páginas, em formatinho, ao preço de R$ 5,90. Até mesmo o número 600 na capa vem sem qualquer menção adicional à importância da marca alcançada, sendo apenas mostrada em um tamanho maior do que o habitual. A única informação da comemoração das 600 edições é mencionada apenas na página 81, com um texto bem singelo da editora, mostrando uma pequena reprodução da capa da primeira edição "oficial" mensal, a 64, de 1970. Merecia algo mais do que apenas isso, ainda mais depois da Abril ter demonstrado grande esmero no lançamento de várias edições especiais e coleções Disney nos últimos anos.
                Mais interessante é a seção "Patópolis - Guia da Cidade", um guia completo de Patópolis, a cidade dos Patos, mostrando todos os detalhes da metrópole que é a capital do fictício Estado norte-americano de Calisota. Mas é um atrativo que vem sendo publicado no título desde a edição 596, com cada número trazendo informações de um setor mais específico da grande cidade. Nesta edição comemorativa, o tema é "Compras com Margarida", mostrando onde o grande amor do Donald mora na cidade e seus principais lugares de visitas, como o centro fashion, o clube feminino, e outros lugares. Mas já mostrou o bairro do Donald (edição 596), os lugares favoritos do Professor Ludovico (edição 597), o centro financeiro (edição 598), e os locais mais requintados (edição 599), e prometendo trazer na edição 601 o itinerário de lugares visitados pelo Superpato. Pode não ser muito, mas é um material bem interessante para os leitores, que ficam sabendo várias informações legais sobre a cidade onde vivem os personagens.
                E, como a própria editora diz em sua página mencionando a histórica marca de 600 edições atingidas pela revista, que venham as próximas 600 edições, com muito mais histórias e aventuras do pato mais rico do mundo, que pode ser avarento ao extremo, mas nunca economiza quando o assunto é uma boa aventura e uma boa história. E os leitores que garantem o sucesso do título concordam plenamente.