terça-feira, 14 de maio de 2019

PANINI LANÇA A SAGA DE THANOS EM EDIÇÕES ESPECIAIS


                Em um momento onde o mais recente filme dos Vingadores nos cinemas do mundo caminha para bater todos os recordes de bilheteria, eis que a Panini Comics resolve aproveitar a oportunidade, com o destaque atingido pelo vilão Thanos para lançar uma edição especial com o objetivo de trazer aos leitores todos os detalhes mais importantes do personagem, desde antes até de sua primeira aparição nos quadrinhos da Marvel, ocorrida na revista Iron Man Nº 55, lançada em 1973, onde o chamado Titã Louco e alguns de seus capangas enfrentaram o Homem de Ferro, ao lado de Drax, o Destruidor. O que em tese seria apenas o surgimento de apenas mais um vilão na galeria das ameaças do Universo Marvel, contudo, foi ganhando contornos cada vez maiores e abrangentes, graças à maestria de Jim Starlim, que concebeu uma grande saga envolvendo Thanos, com o objetivo de afetar todo o universo.
                A SAGA DE THANOS – VOLUME 1 é uma edição em formato americano, com cerca de 448 páginas, com capa dura, compilando as histórias publicadas nas edições 66 e 67 de Fantastic Four, 165 e 166 de Thor, 1 e 2 de Marvel Premiere, 1 a 8 de Warlock, 176 a 178 de Incredible Hulk, 55 de Iron Man, e 25 a 27 de Captain Marvel. O preço de lançamento é de R$ 137,00, um tanto salgado para a grande maioria dos leitores, infelizmente, especialmente em um momento onde o mercado de quadrinhos anda meio cambaleante, em especial depois dos cancelamentos das coleções de graphic novels que vinham sendo publicadas pela editora Salvat, que deixou muitos leitores com suas respectivas coleções incompletas, e totalmente ressabiados com outros lançamentos similares.
Niilista. Eterno. Louco. Pretenso amante da Morte. Thanos de Titã é todas essas coisas e, muito antes de ter criado a Manopla do Infinito e dizimado metade do Universo, ele já era uma força a ser considerada. E agora, reunida em dois fabulosos volumes, está a história completa da primeira vida de Thanos... e de sua primeira morte. Sua existência se confunde com a de Adam Warlock, o ser perfeito concebido em um laboratório! Testemunhe neste primeiro volume a criação de Warlock, sua batalha para libertar a Contraterra, a busca de Thanos pelo Cubo Cósmico e suas maquinações contra o Capitão Marvel, o destemido campeão kree que jurou defender a humanidade de toda e qualquer ameaça! E, no caminho deste perigoso e incansável vilão temos alguns dos mais incríveis heróis da Casa das Ideias, como Thor, Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, Hulk, Drax e muitos mais! Pela mente cósmica de Jim Starlin e outros consagrados autores!
                A saga de Thanos no Universo Marvel, aliás, foi objeto de um grande projeto editorial da Editora Abril em 1993, muitos anos antes até de a Marvel dar início aos seus primeiros passos sérios para a criação de seu estúdio cinematográfico que culminaria hoje em uma das mais bem-sucedidas franquias de super-heróis com mais de 20 filmes e um faturamento global de bilhões e bilhões de dólares em bilheteria e vendas em home-video. Naquele ano, a Abril apresentou aos leitores a minissérie “A Saga de Thanos”, em 5 edições especiais compilando toda a história do titã, e do personagem responsável por sua derrocada final, Adam Warlock. A editora explicava que, na época em que publicara parte das histórias, no início dos anos 1980, a Abril não possuía os direitos de publicação de parte do material, que estaria com a RGE, que também publicava histórias dos heróis Marvel. Mais de uma década depois, e sendo editora exclusiva da Marvel em nosso país, a Abril agora podia não só republicar as histórias já lançadas, como também as demais aventuras que de uma forma ou outra tinham ligação com os dois personagens.
                Basicamente, o material trazido neste primeiro volume que está sendo lançado pela Panini é quase o mesmo relacionado pela Abril há 26 anos atrás, um tempo considerável, se levarmos em conta que a grande maioria destas histórias nunca foram republicadas de lá para cá, como se tornam muito oportunas de serem conhecidas e/ou revistas neste momento, pela exposição de Thanos no Universo Cinematográfico Marvel, onde desde o primeiro filme dos Vingadores, em 2012, tudo veio caminhando sutilmente para o confronto entre o titã louco e seus planos de destruição universal, contra os heróis mais poderosos da Terra, em dois filmes que deixaram os fãs mais alucinados e empolgados do que nunca, com os heróis a confrontarem o vilão e suas hordas em Vingadores – Guerra Infinita, lançado em 2018, e a conclusão da saga agora em Vingadores – Ultimato, encerrando todo um ciclo do MCU nos cinemas.
                Na compilação feita pela Abril, os leitores já eram apresentados a Thanos em sua primeira aparição, enfrentando o Homem de Ferro e Drax, passando logo em seguida para as aventuras do guerreiro kree Mar-Vell, o Capitão Marvel, que estava sendo reformulado por Jim Starlim, transformando o alienígena no protetor do universo, ao lhe conceder o poder da Consciência Cósmica pela entidade Eon, que previra há milênios o surgimento da ameaça do titã. A aventura segue até o primeiro grande confronto de Thanos e seu exército contra os Vingadores, que vencem o inimigo, de posse do artefato conhecido como Cubo Cósmico, por muito pouco. Thanos fora vencido, mas não completamente derrotado, e o vilão retornaria alguns anos depois, quando confrontaria outro herói que se tornaria o responsável por sua derrocada definitiva, Adam Warlock, cujas histórias de sua origem, e primeiros encontros com outros heróis do universo Marvel, como o Quarteto Fantástico e Thor, o Deus do Trovão, foram sendo apresentadas aos leitores. Warlock ganharia série própria com aventuras em um mundo chamado Contraterra, criado pelo Alto Evolucionário, antes de se enveredar por uma trama de grandes proporções em sua vida que acabaram por chamar a atenção de Thanos, que viu no ser dourado uma ameaça potencial a seus novos planos de dominação universal. Uma ameaça que se tornaria realidade, em um novo confronto novamente contra o Capitão Marvel, os Vingadores, o Coisa e o Homem-Aranha. Todo este material, para felicidade dos leitores, está novamente aqui, permitindo acompanhar cada passo da jornada tanto de Adam Warlock como de Thanos.
Thanos, aliás, parecia definitivamente derrotado àquela altura, tendo sido morto no confronto final com Warlock, mas nos anos 1990, o titã louco acabou sendo ressuscitado pela própria entidade Morte, com o objetivo de eliminar metade da vida de todo o universo. Mas Thanos acabou por ludibriar a própria morte, e desde então, é presença marcante em diversas sagas cósmicas da Marvel, com destaque para a Trilogia do Infinito, republicada há pouco tempo atrás pela Panini, com os embates dos heróis para protegerem o universo das ameaças deflagradas não apenas por Thanos, mas também, indiretamente, por Adam Warlock. Esta saga acabou servindo de base de inspiração para o confronto entre os heróis e o titã nas telas dos cinemas. Este novo lançamento, com as primeiras histórias de Thanos e de Warlock é mais do que bem-vinda para que a nova geração de leitores conheça este material clássico, bem como permitir aos velhos fãs rever estas aventuras. Infelizmente, só o preço faz o lançamento desandar um pouco, e isso infelizmente não vai ajudar muito a popularizar um lançamento que é mais do que atrativo para muitos fãs e leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário