Que
o mercado de vídeo anda meio complicado no Brasil, já não é nenhuma novidade.
Nos últimos anos, as distribuidoras nacionais não tem mais lançado produtos com
a mesma qualidade que faziam na década passada. Além da falta de boa vontade
das empresas que atuam por aqui, que por vezes lançam seus produtos sem o
devido cuidado, o advento da internet banda larga, e a pirataria, ajudaram a
implodir parte do mercado consumidor potencial, e no atual momento, ainda temos
a crise econômica para complicar a situação.
Por
isso, para os fãs de animação japonesa, é quase uma vitória quando uma série
tem seu lançamento oficial feito por estas paragens. E a Playarte, que
recentemente lançou no mercado a série Cavaleiros do Zodíaco Omega em blu-ray,
agora em agosto estará lançando mais uma série: DEATH NOTE! Mas, ao contrário
da série dos Cavaleiros, cuja grande popularidade ajudou a empresa a lançar
primeiro em DVD, e agora também em blu-ray, por enquanto este novo lançamento
da distribuidora vem apenas em DVD. Os fãs podem chiar com a série sendo
lançada apenas neste formato, mas convém lembrar que, apesar de sua qualidade,
Death Note não é uma série conhecida do grande público como foi Cavaleiros,
portanto, pedir lançamento em blu-ray não depende apenas dos fãs, já que para
viabilizar comercialmente o lançamento, o apelo da série precisa ser bem mais
abrangente, infelizmente, panorama que no Brasil já é muito difícil de lidar.
Outro
ponto que pode deixar os fãs com o pé atrás é o fato de que a Playarte está
lançando inicialmente apenas os primeiros 12 episódios da série, produzida em
2006 pelo renomado estúdio Mad House, tendo sido exibida na TV japonesa de
outubro daquele ano a junho de 2007. Em 2009, a série foi exibida no Brasil, no canal
pago Animax, tendo sido exibida na íntegra, e com excelente dublagem produzida
pelo estúdio Cinevídeo, do Rio de Janeiro. E agora, praticamente 6 anos depois
de ter sido veiculada pela primeira vez no Brasil, está chegando ao mercado de
vídeo nacional. Serão ao todo 37 episódios, que pelo planejamento da
distribuidora, se as vendas compensarem, serão lançados em 3 boxes, com 9
discos no total. A primeira caixa, que tem data oficial de lançamento para 18
de agosto, trará 3 discos, ao preço de R$ 79,90, já podendo ser encontrado em
pré-venda nos sites de várias lojas. Os discos trarão o áudio original em
japonês e a dublagem em português, com opção de legendas em nosso idioma.
Baseado
na obra de Tsugumi Ohba, o mangá de Death Note, com arte de Takeshi Obata, foi
publicado na mais famosa revista de mangás do Japão, a Shonen Jump, da editora
Shueisha, entre os anos de 2003
a 2006, totalizando 12 volumes compilados. Na série, o
estudante japonês Raito Yagami acaba encontrando um caderno sobrenatural
pertencente a um shinigami (o "Deus da Morte"), e descobre que pode
matar qualquer pessoa que desejar apenas escrevendo o nome desta pessoa no tal
caderno. Para isso, é preciso que, na hora em que o nome for escrito, o
portador do caderno visualize mentalmente a pessoa que deverá morrer, e pode
até indicar os detalhes de como isso deverá ocorrer, caso contrário, a vítima
sofrerá um infarto fulminante que desencadeará sua morte. Inconformado com as
injustiças e com a impunidade de muitas pessoas que desgraçam a vida de outros,
Raito resolve usar o "Death Note" (Caderno da Morte) para vingar
todos aqueles que foram mortos ou prejudicados, eliminando criminosos do mundo
inteiro. Adotando a alcunha de "Kira", ele desencadeia seu plano, mas
o excessivo número de mortes inexplicáveis, e o perfil de todos, despertam a
suspeita das autoridades, que acreditam que tais mortes não são mero acaso.
Para
investigar o caso, entra em cena "L", um famoso e misterioso detetive
particular, que passar a ajudar a polícia a descobrir a verdade por trás das
misteriosas mortes de criminosos, iniciando um jogo de gato e rato entre Raito
e as autoridades com desdobramentos imprevisíveis. Acreditando estar aplicando
a justiça divina contra os criminosos, Raito não se deixará deter por nada ou
por ninguém, e o confronto está armado. Com o sucesso da série, veio a
adaptação em animação, e também as adaptações com atores em filmes para cinema.
Atualmente, Death Note ganhou uma nova série de TV, protagonizada por atores,
que já está sendo disponibilizada no
Brasil através do site de streaming Crunchyroll, com legendas em português.
O
mangá foi publicado no Brasil pela editora JBC entre 2006 e 2007, tendo todos
os seus 12 volumes lançados, mais um volume "extra", com informações
sobre a história. Em 2013, a
JBC reeditou a obra, agora no formato livro, intitulada Death Note: Black
Edition, condensada em 6 volumes, com venda destinada a livrarias, novo nicho
de vendas de mangás e quadrinhos que as editoras nacionais vêm explorando nos
últimos anos, com bons resultados.
Para
quem é fã da série, é preciso apoiar o lançamento feito pela Playarte, em que
pese o fato de muitos ficarem de pé atrás pelo fato de a distribuidora estar
lançando apenas o primeiro terço da série, o que gera em muitos o temor de
comprar e depois ficar com sua coleção incompleta, quando a distribuidora
simplesmente deixa de dar seguimento ao produto. É uma situação complicada: os
fãs, temendo não verem toda a série em vídeo, acabam não comprando, esperando
para ver como fica a situação, e isso complica as vendas, o que faz com que a
empresa opte por não continuar lançando o produto, devido às fracas vendas. Com
isso, os fãs alegam sua razão de não comprar porque a empresa não lança tudo,
mas também prejudicam o próprio lançamento, não adquirindo os boxes. Na
prática, todos saem perdendo: os fãs, a distribuidora, e o público que poderia
comprar a série para conhecê-la. É um círculo vicioso, onde temos de um lado as
necessidades de lucro da empresa que lança o produto oficial no mercado, e por
vezes lança com má qualidade, o que só aumenta as críticas dos fãs, e a atitude
por vezes radical destes, muitas vezes boicotando o produto, ou não ajudando
como deveria, mesmo quando ele é lançado com excelente qualidade por aqui.
Exemplos
não faltam, como as coleções incompletas de Supercampeões, Hunter X Hunter, A
Princesa e o Cavaleiro (Focus Filmes), Megaman, One Piece (Playarte), entre
outras séries variadas, sejam elas animações de outros países (cadê várias
séries de desenhos clássicos da Hanna-Barbera?), ou seriados variados. Se o
lançamento é bem-feito, ele deve ser elogiado, divulgado e incentivado pelos
fãs, que sempre dizem que querem ver mais lançamentos por aqui, mas se esquecem
de que os mesmos precisam vender para justificar o investimento, por vezes bem
alto, por parte da empresa distribuidora. E, quando o lançamento contém falhas,
criticar com fundamentação e bom senso, e não apenas fazer guerrinha e birra
radical pelos erros cometidos, como muitos fãs infelizmente se comportam.
Apesar das dificuldades, a Playarte continua apostando nos animes, o que já é
muito se considerarmos o comportamento de nosso mercado nos últimos tempos. Que
seu novo lançamento seja bem-sucedido, para felicidade dela, e principalmente
dos fãs, sejam eles ou não dos animes.
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