Clássica série surgida em RPG ganha novo lançamento com edição de luxo em Blu-Ray
Adriano de Avance Moreno
Quem curte os jogos de RPG (Role-playing Game, ou Jogo de Interpretação de Papéis, numa tradução livre em português), já deve conhecer o nome de “Record Of Lodoss War” (Registro da Guerra de Lodoss, em português), que se tornou uma das mais famosas séries baseadas neste tipo de jogo, surgido nos anos 1980. Surgido em 1986, lançado pela empresa Group SNE, assim como diversos outros jogos baseados nas características de Dungeons & Dragons, Lodoss fez tanto sucesso entre os adeptos dos jogos RPG que seu criador, Ryu Mizuno, resolveu adaptar a história da série em romances, publicados pela editora Kadokawa Shoten. Estes romances fizeram grande sucesso, expandindo o alcance do jogo e sua base de fãs, a ponto de o Group SNE resolver torna-lo um jogo completamente independente das regras vigentes dos jogos de RPG, que seguiam as características de Dungeons & Dragons como linha mestra.
Intitulado agora como Record of Lodoss War Companion, o novo jogo foi lançado em 1989, e com o aumento ainda maior da popularidade, não demorou para que Lodoss War ganhasse uma versão em animação, a qual foi produzida pelo estúdio Mad House, em uma série original para vídeo, os chamados OVAs (Original Video Animation), que foram lançados entre junho de 1990 e novembro de 1991 no mercado de home vídeo nipônico.
Apresentando uma animação de alta qualidade, e uma arte belíssima, os 13 episódios desta série de vídeo se tornaram referência obrigatória para todos os fãs dos RPGs em todo o mundo, com os oito primeiros episódios tendo como base a história apresentada no primeiro volume dos romances publicados, e os cinco últimos episódios vagamente adaptados dos acontecimentos relatados no terceiro e quarto volumes.
Na história da série, em tempos imemoriais, um grande conflito teve início entre os poderosos deuses, culminando com a derradeira batalha entre Kardis, a Deusa da Destruição, e sua oponente Marfa, a Deusa da Criação. Com a derrota de Kardis, esta lançou uma maldição que aniquilaria todo o continente de Alecrast. Para evitar a sua total destruição, a deusa Marfa conseguiu dividir Alecrast, separando uma parte de terra ao sul do continente, criando assim aquela que seria conhecida como Lodoss, uma ilha isolada, que por estar acometida pela maldição de Kardis, passou a ser chamada de terra amaldiçoada.
Vários séculos mais tarde, surgiu a ameaça de Kardis renascer em Lodoss, necessitando da união de várias pessoas para impedir que isso acontecesse. O triunfo rendeu a estas pessoas a alcunha de grandes heróis de Lodoss, mas vários anos adiante, houve a possibilidade da ameaça ressurgir, através das mãos de Karla, que fora um dos heróis que outrora salvaram Lodoss, e que agora manipula os acontecimentos para seus próprios propósitos. Para impedir essa nova ameaça, temos a união de um novo grupo de pessoas com o objetivo de salvar os reinos de Lodoss: Parn, o aspirante a cavaleiro; Etoh, um clérigo e melhor amigo de Parn; Slayn, um grande mago; Ghim, o anão guerreiro; Deedlit, a elfa da luz; e Woodchuck, um ladrão que se une ao grupo.
Uma missão que envolve a ameaça de uma guerra entre os reinos de Lodoss, devido aos planos de conquista do Rei Beld, do reino de Marmo, auxiliado pelo cavaleiro negro Ashram, e o mago Vagnard, contra os demais países, entre eles Valis, comandado pelo Rei Fahn, antigo colega de combate de Beld. Em meio a estes tempos instáveis, Parn e seus amigos e aliados devem concentrar suas forças em restabelecer a paz na ilha de Lodoss, e impedir que Kardis mais uma vez volte a se erguer.
Em 1998, Lodoss War ganharia uma série de TV, completando parte da história mostrada na série de vídeo, e apresentando novos personagens em novas aventuras pelos reinos de Lodoss, enfrentando novas ameaças. A qualidade técnica desta série foi inferior à da produção OVA, mas mesmo assim, também cativou os fãs, ajudando a firmar o nome Lodoss mais do que nunca entre as produções da história do RPG.
E agora, neste ano de 2020, a primeira animação de Lodoss já completou 30 anos de seu lançamento em terras nipônicas, fato que está sendo comemorado com um novo relançamento da série, que claro, não é no Brasil, para infelicidade dos fãs nacionais da série. É a Espanha que presencia a empreitada, com a clássica animação tendo uma nova chance no mercado de vídeo do país ibérico, que tem um panorama de dar inveja aos fãs brasileiros da animação japonesa, tamanha a quantidade de títulos disponibilizados por lá, com muitos deles ganhando edições de colecionador extremamente caprichadas, privilégio do qual Lodoss fará parte a partir deste mês de novembro, em um lançamento para fã nenhum botar defeito.
A série OVA de Lodoss foi lançada pela primeira vez no mercado de vídeo espanhol em 1995, através da distribuidora Manga Films, ainda nos tempos do VHS. Em 2008, Lodoss ganharia um novo lançamento, agora em DVD, através da Jonu Media, que disponibilizou aos fãs espanhóis tanto a série OVA como a série de TV, em dois boxes. E agora, através da Selecta Vísion, a famosa série OVA ganha não apenas um relançamento em DVD, como também um lançamento em Blu-Ray, trazendo as aventuras para o mundo da alta definição, comemorando em grande estilo os 30 anos de lançamento da série OVA original de Lodoss.
Os 13 episódios vêm distribuídos em dois discos, apresentando a proporção original 4:3, mas em resolução 1080p, na versão em blu-ray. Ao se manter a proporção de imagem original, evita-se o corte de imagem que normalmente é feito para se adequar à proporção 16:9, utilizada mais comumente nas produções atuais, preservando a bela arte dos episódios da série que podem ser vistos na íntegra. Os discos trazem a dublagem clássica em castelhano, além de uma nova dublagem no idioma. Estão disponíveis também o áudio original em japonês, e em catalão, todos 2.0 DTS HD. Quanto às legendas, há opção de legendas em castelhano, e em português. Na versão em DVD, composta de três discos, temos as mesmas opções de áudio, estes em 2.0 DD, e também as mesmas opções de legendas. A versão em DVD é travada para players zona 2, enquanto os discos blu-ray vem codificados para zona B, necessitando de players destravados para serem lidos fora destas respectivas zonas.
Quanto aos preços, a versão em blu-ray do box é de cerca de 70 euros, enquanto a caixa em DVD é de cerca de 30 euros. Os episódios presentes neste lançamento foram completamente remasterizados a partir dos negativos originais em 35 mm., de modo a garantir a qualidade máxima de imagem e definição, que poderão ser desfrutados em sua totalidade especialmente na versão em blu-ray. E é a versão em mídia do raio azul que promete deixar os fãs e colecionadores malucos, pelos materiais extras que acompanham os discos BD. Para começar, o box vem em uma caixa tamanho A4 (21 x 29,4 cm), trazendo além do estojo plástico que acomoda os discos BD, nada menos do que 4 pôsteres, com artes desenhadas por Nobuteru Yuki, diretor de animação e character designer da série OVA de Lodoss, impressas em papel especial, totalmente coloridas. Acompanha também um mapa da ilha de Lodoss, em tamanho 68 x 48 cm. E o principal mimo é um livreto, intitulado “RECORD OF LODOSS WAR – GUIDE BOOK”, em tamanho A4, que traz diversos materiais como ilustrações oficiais, imagens dos acetatos, galeria de documentos, além de todos os detalhes a respeito da completa remasterização da série OVA, em 92 páginas que deverão fazer o mais devotado e exigente fã de Lodoss ficar extremamente feliz. Esta versão, intitulada RECORD OF LODOSS WAR – EDICÍON COLLECCIONISTA, será limitada a 600 unidades, todas numeradas. E, para aguçar ainda mais os fãs e colecionadores, a versão em blu-ray terá uma edição exclusiva ainda mais limitada, à venda pela internet, no site da própria Selecta Vísion, onde além de todo este material haverá também uma figure da personagem Deedlit, em escala 1/20, pelo preço total de cerca de 80 euros, apenas cerca de 10 euros a mais.
Um luxo para dar inveja aos fãs nacionais de Lodoss, certamente, que até podem tentar importar o box, mesmo diante do preço, que diante da fraca cotação da moeda nacional neste ano problemático da pandemia da Covid-19, tornam a empreitada mais salgada do que normalmente seria, além do inconveniente das travas de zona de reprodução dos discos, tanto BD quando de DVDs, apesar destes serem mais fáceis de se destravar o controle de zona do aparelho de reprodução, mas com o inconveniente de que é a versão em BD que deixa água na boca, por motivos óbvios.
Aqui no Brasil, Lodoss se tornou um nome muito conhecido não apenas dos fãs de RPG, mas também dos fãs de animação japonesa, que tiveram oportunidade de conhecer a série logo nos primórdios dos grupos de fansubbers nacionais, com todos os episódios da série OVA sendo legendados em português pelo extinto BAC – Brasil Anime Clube, e distribuídos aos fãs em fitas VHS, no final dos anos 1990.
Em 2005, a Devir Livraria, que atuava como distribuidora de cards de jogos de RPG e outros tipos, além de importadora de materiais relacionados à área, bem como quadrinhos estrangeiros, lançou a série OVA de Lodoss War em um box DVD no mercado nacional. Com bom acabamento, o lançamento fazia parte de uma estratégia de diversificação de mercado que a Devir pretendia fazer, apostando também no mercado de vídeo nacional, que estava em grande ascenção naqueles tempos. Infelizmente, as vendas da caixa de Lodoss não foram as esperadas, de modo que este ficou sendo a única empreitada da Devir na área. A caixa custava caro para a época (cerca de R$ 145,00), e os discos traziam a série apenas com opção de legendas em português, sem dublagem no idioma nacional, além de não ter nenhum material extra, o que desencorajou muitos fãs de comprar o produto, uma vez que havia a concorrência da pirataria, que oferecia os mesmos episódios apenas com legendas a preços muito mais em contas em DVDs caseiros. Com isso, os planos de lançar outros materiais, como a própria série de TV de Lodoss, acabaram cancelados, para frustração dos fãs que ainda nutriam a esperança de ver algum novo lançamento oficial da série no mercado de vídeo nacional.
De consolo, sobrou para os fãs o fato de a Panini Comics ter trazido algumas das adaptações de Lodoss em mangá para o mercado editorial nacional, publicando entre 2006 e 2011 quatro séries: “A Lenda do Cavaleiro”, “A História de Deedlit”, “A Bruxa Cinzenta”, e “A Dama de Pharis”. E só. No ano passado, a NewPop Editora anunciou que iria lançar no Brasil as novas novels de Lodoss, em sete volumes, lançadas recentemente no Japão, em comemoração aos 30 anos da franquia, mas até o presente momento, a editora não lançou nenhum volume, com os fãs podendo apenas ter paciência para que a promessa se efetive o quanto antes, a exemplo de outros anúncios feitos por outras editoras que também demandaram muita espera por partes dos fãs entre seus anúncios e os respectivos lançamentos.
Infelizmente, com relação a um novo lançamento de Lodoss no mercado de vídeo nacional, as possibilidades são mais remotas, diante da situação complicada de nossa economia, e do fato das principais empresas que vinham efetuando lançamentos em DVD e BD em nosso país terem literalmente, em sua maior parte, largado o país à sua própria sorte, quando não fecharam diante da crise econômica, ficando as esperanças concentradas em poucas e pequenas empresas que vem se esforçando para mostrar que o mercado nacional de vídeo ainda é viável. Uma esperança é que a Funimation, serviço de streaming de animes que está estreando no território nacional, possa tentar disponibilizar Lodoss em sua plataforma, e quem sabe, apostar até no lançamento de séries em mídia física para colecionadores, que certamente adorariam ter esta clássica série em seus acervos. O jeito é torcer, e enquanto isso, admirar a sorte dos fãs espanhóis, que terão certamente bons motivos para comemorar as três décadas da primeira produção animada de Lodoss com este belíssimo lançamento que está sendo feito pela Selecta Vísion...
Nenhum comentário:
Postar um comentário