Famoso herói japonês enfim chega em nova aventura pela Editora JBC, após longa espera dos fãs
Adriano de Avance Moreno
Depois de uma grande e longa espera, eis que um dos heróis mais cultuados no Brasil no final dos anos 1980 enfim estará de volta, em uma nova e inédita aventura. Jaspion, o incrível herói japonês que encantou milhares de brasileiros, viverá uma nova luta contra o mal, para delírio de seus antigos e também mais novos fãs. O REGRESSO DE JASPION é uma edição especial que será lançada no final deste mês, dia 30, pela JBC Editora, e já está disponível em pré-venda desde o mês passado, para alívio dos fãs que esperavam a finalização desta obra.
Uma espera que começou há mais de dois anos, quando a editora nipo-brasileira anunciou o projeto de trazer de volta o fantástico herói, durante o evento Animefriends, em São Paulo, capital, em julho de 2018. A intenção original, por ocasião da declaração, é que a aventura, produzida em estilo dos mangás, os famosos quadrinhos japoneses, ficasse pronta ainda naquele ano, com vistas a ser lançada em dezembro, dentro da Comic Com Experience, o maior evento de cultura pop da América Latina, além de aproveitar a comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Só que o ano se encerrou, e nada da aventura ser lançada, e isso foi sendo adiado por várias vezes, de modo que os fãs começaram até mesmo a duvidar que o lançamento sairia, já que a Sato Company, que detinha os direitos do seriado live-action do herói, produzido nos anos 1980 pela Toei Company, também anunciara na mesma época que iria produzir uma nova aventura, em um novo filme, após negociações com a Toei, proprietária e criadora do personagem, do qual até agora nada de concreto foi realizado. Apesar de ser uma empresa séria, e que prima pela qualidade de suas publicações, não havia como a JBC deixar os fãs desconfiados, já que passamos também todo o ano de 2019, e nada de uma data de lançamento da obra ser anunciada de fato. Será que, tal como o filme prometido pela Sato Company, o novo mangá do herói pela JBC também viraria uma novela sem fim?
E, neste ano de 2020, tão complicado que ficou devido à pandemia do coronavírus, as esperanças dos fãs diminuíram ainda mais, até porque todos os trabalhos editoriais no país acabaram tendo seus cronogramas afetados. Se em um panorama normal as coisas pareciam já não andar, dada a demora que já estava para completar dois anos desde o anúncio do lançamento do projeto, o que dizer da situação conturbada que passamos a viver por causa da Covid-19? Mas, como a esperança é sempre a última que morre, eis que no mês de setembro, a nova aventura de Jaspion ganhou enfim sua data de lançamento oficial, no final deste mês de outubro, para felicidade de todos os fãs do herói nipônico, que por ironia do destino, ganhou até uma reprise na TV nacional por causa justamente da pandemia. A TV Bandeirantes, sem opções para exibir alguns programas, acabou fazendo uma sessão de tokusatsu nas manhãs de domingo para “tampar buraco” na programação, e Jaspion foi um dos programas escolhidos, ao lado de “Jiraya, o Incrível Ninja” e da série Super Sentai “Esquadrão Relâmpago Changeman”. A Bandeirantes já tirou essa sessão do ar, voltando a exibir programas esportivos no lugar, mas quem pode, teve a chance de rever por completo a série do famoso herói espacial japonês, que há anos não era visto de forma oficial na programação das TVs nacionais. Atualmente é possível acompanhar as clássicas aventuras do herói no canal Tokusatsu TV, do YouTube, além dos serviços de streaming Play Plus e Amazon Prime. Mas nada se compara à poder finalmente ter a chance de ver uma aventura inédita do personagem, depois de tanto tempo, onde a paciência dos fãs, não apenas do personagem em si, mas das produções nipônicas do gênero, foi mais do que colocada à prova, com muitos chegando a se perguntar quando isso realmente seria publicado. E eles merecem agora serem recompensados por isso, com o lançamento da nova aventura por parte da JBC Editora.
Uma das belas páginas coloridas da edição produzida pela JBC (acima). Abaixo, o herói Jaspion na tradicional arte em preto e branco.
Portanto, acabou a longa espera de mais de dois anos dos fãs e demais interessados em ver/e ou rever o personagem. Nesta nova aventura, a história é retomada do ponto onde a série de TV acabou. Após finalmente derrotar o demoníaco Satan Goss e seu filho MacGaren em uma batalha mortal, Jaspion deixou o nosso Planeta Terra para lutar contra as forças do mal ainda existentes por todo o universo. Mas eis que surge uma nova ameaça, quando a concentração de uma poderosa energia negativa traz ninguém menos do que a terrível bruxa galáctica Kilmaza de volta à vida. Tomada pelo desejo e fúria de vingança contra Jaspion, aquele que frustrou seus planos e os do poderoso Satan Goss, agora ela planeja ressuscitar não apenas MacGaren, mas o próprio Satan Goss, além de outros aliados. Portanto, é hora de Jaspion voltar à Terra e lutar mais uma vez contra as forças do mal. Para isso, o herói contará com a ajuda de velhos amigos e aliados, como Boomerman, Anri, Miya, John Tiger, além de contar com sua maior arma, o Gigante Guerreiro Daileon. Uma nova batalha mortal está prestes a começar, com o destino de nosso planeta, e até mesmo de toda a galáxia estando mais uma vez nas mãos de Jaspion. Então, Avante, Jaspion, Guerreiro da justiça! Você precisa impedir que Satan Goss e seu exército de monstros desperte e comece uma nova Era das Trevas em toda a Via Láctea.
Fruto de uma parceria inédita entre a JBC Editora, a Sato Company, e a própria Toei Company, esta nova aventura do fantástico Jaspion, através do selo JBStudios, agrega os talentos do premiado quadrinista Fábio Yabu no roteiro, com arte da história a cargo de Michel Borges. Marcelo Del Greco assina como editor do mangá e Edi Carlos Rodrigues assume a sua produção executiva. Fábio Yabu e Michel Borges foram os autores da trilogia Combo Rangers, publicada anteriormente pela própria JBC Editora. “O Regresso de Jaspion” será um volume único com 192 páginas, com miolo em papel off-set, das quais 14 serão totalmente coloridas. A publicação, no formato 17,5 x 24,5 cm, terá capa dura com uma sobrecapa especial e preço de R$64,90.
Exibida entre março de 1985 e março de 1986 na TV Asahi, no Japão, com um total de 46 episódios, Jaspion foi o quarto herói do gênero “metal hero” (herói de armadura) produzido pela Toei Company, sucedendo a “trilogia” dos policiais do espaço, formada pelos heróis Gavan, Sharivan, e Sheider, exibidas nos anos anteriores. Diferentemente destas séries, Jaspion teve um sucesso apenas mediano. A série chegaria ao Brasil em 1988, trazido pela Everest Vídeo, que lançou fitas VHS para as locadoras no nascente mercado de vídeo nacional, junto a outras produções do gênero tokusatsu trazidas pela distribuidora. Quando estas séries, Jaspion inclusive, começaram a ser exibidas pela TV Manchete, desencadearam um verdadeiro estouro de audiência na emissora. Jaspion e Changeman se tornaram um sucesso absoluto, iniciando uma febre de heróis japoneses na TV brasileira, com várias outras séries sendo exibidas em nossas emissoras, entre elas as séries metal heroes que antecederam Jaspion na TV japonesa.
Alguns anos depois, Jaspion seria reprisado na TV Record, e na década passada, a série do herói ganhou novo lançamento, agora em DVD, no mercado de vídeo nacional, pela Focus Filmes. Mais recentemente, a World Classic relançou a série novamente em DVD. Na história da série, era profetizado no cosmo que as energias negativas do universo possibilitariam o surgimento de um monstro terrível que colocaria toda a paz em perigo. Este monstro, denominado Satan Goss, enfim apareceu, e em um distante planeta, um sábio chamado Edin havia se preparado para este momento, treinando um jovem humano que adotara para confrontar esta ameaça. O jovem, chamado de Jaspion, recebeu então de seu mentor as armas para travar o combate contra a perigosa ameaça que agora estava à solta, entre elas a poderosa nave Daileon, capaz de se transformar em um poderoso robô de combate, além de uma sofisticada armadura que usava para confrontar os inimigos.
Partindo universo afora, o herói, após confrontar a ameaça de Satan Goss em alguns planetas, chegou à Terra, onde as profecias da Biblía Galactica reunidas por Edin colocavam nosso planeta como um local onde surgiria uma chance de vencer o monstro, através de um misterioso pássaro dourado. E, logicamente, Satan Goss, com a ajuda de seu perverso filho, MacGaren, tinham todos os interesses em dominar nosso mundo, e com isso, impedir que tal profecia se realizasse. Ao longo da série, Jaspion travou inúmeros combates contra os monstros descontrolados enfurecidos por Satan Goss, além dos planos de MacGaren e seus capangas para conquistar nosso mundo, e claro, destruir o herói por suas interferências. Por fim, Jaspion consegue garantir a aparição do pássaro dourado da profecia, e com seu poder, vence o gigantesco demônio e todas as suas forças, eliminando a ameaça, e trazendo de novo a paz para o universo. E, assim como Edin fizera com ele, Jaspion também adota uma criança para prosseguir com seu legado, partindo de volta para as estrelas, encerrando a saga do herói até aqui.
A edição já se encontra em pré-venda desde setembro, e na Amazon Brasil, terá ainda uma sobrecapa exclusiva (acima). A edição ainda terá um esquema da armadura do herói e suas armas (abaixo).
A história desta nova edição, em estilo dos famosos mangás produzidos no Japão, em si retomará o que foi visto na série clássica de TV, contextualizando os eventos ocorridos 30 anos atrás para os tempos atuais, com novos conflitos, velhos conhecidos e muitos perigos a serem confrontados, com a presença de antigos e novos vilões presentes nesta nova aventura. Para manter o mesmo espírito da série original, o logo desenvolvido para o mangá foi inspirado em sua versão japonesa, com a romanização do nome do herói e atualização de seus traços. Para comemorar a volta de Jaspion, até mesmo a música de abertura da série de TV, “Come on Boy” (Ore ga Seigi da! Jaspion) ganhou uma nova versão, produzida com arranjos em estilo R&B e na voz da cantora MIC. De acordo com o informado pela JBC Editora, por convite de seu gerente de marketing, Edi Carlos Rodrigues, a nova roupagem para o tema do herói foi produzida em Tóquio pelo Hyperbackers Label LLC, com arranjos de Renato Iwai e Tenyu Fukaya. “É uma honra poder interpretar uma canção tão famosa no Brasil por conta de um herói japonês”, revelou a cantora. “Se o público curtir, poderão aparecer novas canções e, quem sabe, algumas originais”, garantiu Renato Iwai. Este single já está disponível em todas as plataformas de streaming do mundo (Deezer, Spotify, Itunes, Amazona Music), para os fãs poderem conferir o resultado.
Curiosamente, durante os anos de sucesso das séries de tokusatsu na TV brasileira, entre o fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, foram produzidos, primeiro pela Editora Ebal, e posteriormente pela Editora Abril diversas aventuras desenhadas por artistas nacionais, estreladas pelos heróis destas séries, entre eles Jaspion, que ganhou um título mensal pela Abril, publicado de novembro de 1990 a outubro de 1991, com 12 edições lançadas, para delírio dos fãs, que podiam curtir aventuras inéditas do herói, sendo algumas até em cross-over com outros heróis, como os Changeman, que também tiveram a companhia de Boomerman, aliado de Jaspion em várias aventuras da série de TV, em algumas histórias publicadas. Houve até um encontro entre Jaspion e Spielvan, herói da série homônima que sucedeu Jaspion no Japão, e que por usar uma armadura muito similar à do herói, acabou até sendo anunciado por aqui como “Jaspion 2” pela TV Manchete, mesmo com a nova série não tendo nenhuma relação com sua antecessora, em termos de história e personagens.
Então, está chegando a hora de rever o famoso herói espacial, e acompanhar seu retorno triunfal nesta nova aventura, que promete cativar não apenas os antigos fãs, mas todos os amantes dos tokusatsus. Avante mais uma vez, fantástico Jaspion!
Os quadrinhos de Jaspion produzidos pela Ebal (acima), e pela Editora Abril (abaixo), entre 1989 e 1991, embalados pelo imenso sucesso da série em exibição na TV Manchete na época.
Olha, eu não sei o que pensar desse retorno do Jaspion e justamente com roteiro do Yabu.
ResponderExcluirAcompanhei o trampo dele por um bom tempo, mas abandonei porque achei que tudo, num geral, ficou sério demais.
Vi uns comentários numa live que ele vai tentar manter o clima do seriado no gibi, mas vamos ver né?
Até mais!