O ano de 2019 mal começou, e o
universo dos quadrinhos já começa com uma baixa: George Pérez, um dos mais
cultuados desenhistas das séries de super-heróis, anunciou sua aposentadoria,
retirando-se do mercado profissional de quadrinhos. O artista fez um anúncio em
sua página pessoal no Facebook, onde agradeceu a todo o apoio recebido dos fãs
durante sua longa carreira. O motivo de seu afastamento são seus problemas de
saúde, que nos últimos tempos andou dando alguns sustos, como em 2017, quando
sofreu um ataque cardíaco que o levou a ser internado em um hospital.
Além de
problemas com diabetes, Pérez também já vem sofrendo há algum tempo de
problemas na visão, e seus médicos teriam recomendado repouso total para não
desgastar aindamais sua saúde, que embora não esteja precária, inspira alguns
cuidados. O próprio artista, aliás, reafirmou que, dada sua situação médica, e
a dedicação que seria necessária para continuar produzindo material com a
qualidade artística que sempre mostrou ao longo de sua carreira, que sua
aposentadoria é, acima de tudo, uma decisão de respeito ao mundo dos
quadrinhos, dando a entender que desrespeitaria os fãs ao produzir desenhos de baixa
qualidade.
“Não é
segredo que venho lidando com vários problemas de saúde nos últimos anos
(diabetes, problemas cardíaca, visão..). Isso fez com que meus médicos me
aconselhassem a, formalmente, me retirar do ramo de quadrinhos. Faço isso com
enorme respeito pela indústria e por tudo o aquilo que virá adiante.”, afirmou
Pérez, no comunicado onde anuncia sua aposentadoria.
Nascido
no bairro do Bronx, em Nova Iorque, em 9 de junho de 1954, filho de pais
porto-riquenhos, George Pérez desde cedo queria trilhar uma carreira artística.
Em 1973, aos 19 anos, ele deu início à sua trajetória profissional como
desenhista, como assistente do artista Rich Buckler. No ano seguinte, Pérez faria
seus primeiros trabalhos na Marvel Comics, entre eles as histórias da série “Os
Filhos do Tigre”, onde juntamente com o roteirista Bill Mantlo, criou o herói
Tigre Branco, o primeiro super-herói porto-riquenho dos quadrinhos.
Mas
Pérez começaria a ganhar destaque ilustrando as aventuras do maior grupo de
heróis da editora, os Vingadores, onde permaneceu por um bom tempo. No início
dos anos1980, Pérez acabou indo para a DC Comics, onde teve a oportunidade de
desenhar também o maior grupo de heróis da DC, a Liga da Justiça, antes de
iniciar o trabalho que o lançaria de vez ao estrelato: a série dos Novos Titãs
(New Teen Titans). E, em 1985, George seria o artista da maior megassaga dos
quadrinhos até então, Crise nas Infinitas Terras, que colocou em ordem o até
então errático multiverso da DC Comics, formado ao longo dos anos com versões
dos heróis da Era de Ouro e da Era de Prata, além dos personagens de
super-heróis adquiridos ao longo dos anos de outras editoras. Pérez mostrou
que, em se tratando de colocar o maior número de heróis por centímetro quadrado
numa página, ele era imbatível, com um estilo fluido e detalhista para os
designs erostos dos personagens.
Em 1987,
George também participaria da revitalização do título da Mulher-Maravilha, com
sua bela arte, além de participar também como roteirista das histórias. Posteriormente,
o artista ainda voltaria por um breve período aos Novos Titãs, antes de também
se aventurar, tanto na arte quanto nos roteiros, com o Super-Homem, ao fim da
década. No início dos anos 1990, o artista retornou à Marvel, onde ilustrou
parte da história Desafio Infinito, ao lado de Ron Lim, que completou a
minissérie quando Pérez não conseguiu cumprir os prazos por problemas
editoriais e pessoais, algo que já o havia afetado em seus últimos trabalhos na
DC algum tempo antes, motivando sua saída da editora. Depois de executar alguns
projetos para editoras independentes, ele passou também a trabalhar em algumas
adaptações de filmes para quadrinhos. Em 1996, ele mais uma vez retornaria aos
Novos Titãs, na nova versão do grupo, após roteirizar algumas aventuras do
Surfista Prateado na Marvel.
No
início dos anos 2000, ele finalmente ilustraria o cross-over tão esperado da
Liga da Justiça com os Vingadores, a concretização de um projeto iniciado ainda
nos anos 1980, mas que acabou cancelado devido a problemas editoriais, e só
retomado neste novo século, em outras bases. Ele também retornou aos
Vingadores, tendo ilustrado várias histórias na década passada. No início desta
década, o artista teve alguns trabalhos realizados na fase Novos 52 da DC
Comics, mas acabou saindo por divergências editoriais. Nos últimos anos, Pérez
se envolveu em poucos projetos, em parte devido aos problemas de saúde que
acabou enfrentando.
Portanto,
após 35 anos de carreira nos quadrinhos, o artista sentiu que era hora de dizer
adeus. Ele ainda pretende comparecer a algumas poucas convenções, onde ainda
brindará os fãs com um número muito limitado de artes comissionadas, cuja renda
pretende reverter para caridade, como forma de recompensar a longa carreira que
teve desde seu início profissional nos primórdios dos anos 1970, e durante a
qual já ganhou diversos prêmios no meio pela importância de seus trabalhos.
O
artista já esteve no Brasil, tendo participado do Festival Internacional de
Quadrinhos de 2013, em Belo Horizonte, no que foi sua primeira e única visita a
nosso país, onde travou contato com vários fãs. Felizmente para nós, suas
maiores obras na Marvel e DC foram publicadas no mercado nacional, sendo que no
momento, a Panini está republicando sua fase nas aventuras dos Novos Titãs, na
coleção Lendas do universo DC, quetambém já teve publicados alguns volumes do
seu trabalho na mulher-Maravilha recentemente. Também há pouco tempo, a editora
Salvat lançou uma coleção limitada especial dos Vingadores, trazendo parte das
histórias mais recentes do artista à frente do supergrupo da Marvel. A Panini,
por sua vez, também já lançou, em ediçao especial, a saga Crise nas Infinitas
Terras, lançada inicialmente nas edições em formatinho da Abril nos anos 1980.
George
Pérez agora vai curtir um mais do que merecido descanso, e só resta aos fãs
aproveitarem as inúmeras aventuras que ele ajudou a criar em todos estes anos
de sua carreira. Sua arte, em especial quando o assunto exigia muitos heróis
por página, deixará saudades, como exemplo de um estilo de desenho que foi se
aperfeiçoando ao longo dos anos, sem cair na tentação das ilustrações sem
conteúdo que praguejaram no mercado profissional de quadrinhos durante vários
anos. De todos nós, o mais profundo respeito por todas as grandes aventuras e
sagas que produziu ao longo de todos estes anos.
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